Rio de Janeiro registra quase 300 tiroteios em uma semana, diz relatório

Mais Lidos

  • O manifesto perturbador da Palantir recebe uma enxurrada de críticas: algo entre o tecnofascismo e um vilão de James Bond

    LER MAIS
  • A socióloga traz um debate importante sobre como as políticas interferem no direito de existir dessas pessoas e o quanto os movimentos feministas importam na luta contra preconceitos e assassinatos

    Feminicídio, lesbocídio e transfeminicídio: a face obscura da extrema-direita que viabiliza a agressão. Entrevista especial com Analba Brazão Teixeira

    LER MAIS
  • ​Economista e jesuíta francês ministra videoconferência nesta terça-feira, 28-04-2026, em evento promovido pela Comissão para Ecologia Integral e Mineração da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em parceria com Instituto Humanitas Unisinos – IHU

    Gaël Giraud no IHU: Reabilitar os bens comuns é uma resposta política, social, jurídica e espiritual às crises ecológicas e das democracias

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

14 Julho 2016

Os dados coletados pela Anistia Internacional na primeira semana de funcionamento do aplicativo Fogo Cruzado registrou 295 tiroteios no Rio de Janeiro entre os dias 5 de julho ao dia 12 de julho. As informações foram fornecidas pelos usuários do aplicativo e pela PMERJ e imprensa.

A informação é publicada por Fórum, 13-07-2016.

No período foram notificados 265 alertas pelos usuários da ferramenta e outros 30 pela polícia ou imprensa. Segundo Cecília Oliveira, gestora de dados do Fogo Cruzado, as postagens do aplicativo são cruzadas com outros dados para produzir o mapa.

“Ao comparar os dados do aplicativo com outras fontes, como a mídia e informações da PMERJ disponíveis no site da Instituição, a diferença nos números é significativa. Isso acontece porque nem todo disparo de arma de fogo ou tiroteio e transforma em uma ocorrência policial”, disse Cecília.

De todas as notificações dos usuários, 24 resultaram em vítimas fatais e 20 pessoas feridas. Os 30 alertas enviados pela Polícia ou imprensa contabilizaram 8 vítimas fatais e mais 5 feridos.

Regiões como Duque de Caxias e São João de Meriti, na Baixada Fluminense, e no Complexo do Alemão, na Zona Norte do Rio, foram as mais atingidas pela violência armada. No Alemão, foram notificados tiroteios em cinco dos últimos sete dias, já em Duque de Caxias houve tiroteios diários no período.