21 Junho 2016
O Conselho da Federação Luterana Mundial (FLM) reelegeu hoje, 16 de Junho, o secretário geral Rev. Dr. Martin Junge para um mandato de sete anos a partir de 1º de novembro de 2017.
Junge, 54 anos, assumiu seu primeiro mandato como Diretor Executivo da FLM em 1º de Novembro de 2010. Com esta aprovação, o teólogo chileno liderará o trabalho do Escritório da Comunhão da FLM até 31 de outubro de 2024.
A informação foi publicada por The Lutheran World Federation – LWF, 16-06-2016. A tradução é de Luísa Flores Somavilla.
O Conselho tomou esta decisão com base na recomendação do Encontro de Diretores, que propôs ao Conselho, por unanimidade, que o secretário geral Junge fosse reeleito para mais um mandato.
O Presidente da FLM , o Bispo Dr. Munib A. Younan, que preside o Conselho, apresentou a recomendação de reeleição do secretário geral. Junge, ex-presidente da Igreja Evangélica Luterana no Chile, entrou para a FLM em 2000 e atuou como Secretário de Área para a América Latina e o Caribe no Departamento de Missões e Desenvolvimento até 2010.
"Eu gostaria de parabenizar o secretário geral Martin Junge e o Conselho por essa decisão", disse o Presidente do FLM, Munib Younan, acrescentando que "o processo tem sido claro e transparente, com avaliações de desempenho que avaliaram como excelentes o trabalho e a liderança do secretário geral. Hoje estamos confiantes em relação aos preparativos para a Assembleia de 2017 na Namíbia e a eventos que antecederão o 500º aniversário da Reforma, graças à sua liderança dedicada. Como Presidente da FLM, vejo a votação do Conselho como um voto de confiança para o secretário geral Junge e seu futuro trabalho, e desejo-lhe a bênção de Deus para o segundo mandato".
Em seu discurso de aceitação, Junge expressou sua gratidão ao Presidente da FLM e ao Conselho pelo apoio a sua liderança, e aos membros de sua equipe pela cooperação e compromisso com o trabalho da FLM.
"Os últimos cinco anos têm sido uma experiência enriquecedora, cheia de importantes aprendizados e crescimento espiritual. Sou grato pela permanente confiança do Conselho da FLM ao me delegarem a um segundo mandato. Estou pronto para servir, tenho paixão pelo trabalho e pelo testemunho da FLM. É um privilégio oferecer minhas habilidades para a FLM e suas igrejas afiliadas, que buscam viver e trabalhar juntas para um mundo justo, pacífico e reconciliado".
A Revª. Drª. Gloria Rojas Vargas, Vice-Presidente da FLM para a América Latina e o Caribe, disse: "Nós reconhecemos e agradecemos a Deus pela imensa contribuição que o Rev. Dr. Martin Junge, membro de uma de nossas igrejas, ofereceu para a comunhão mundial de Igrejas como secretário geral da FLM".
"Baseado no amor de Deus - discernindo o futuro de Deus" é o tema da reunião do Conselho deste ano. O corpo diretivo da FLM se reúne anualmente para avaliar o trabalho da organização. O mais alto órgão para tomada de decisões é a Assembleia, que se reúne geralmente a cada sete anos. A reunião de 2016 será a última sessão plenária do Conselho antes da XII Assembleia, que vai coincidir com as comemorações do 500º aniversário da Reforma, em maio de 2017, em Windhoek, na Namíbia.