27 Mai 2016
Senhor dos anéis
“O Renan, como o Eduardo Cunha (presidente afastado da Câmara), deve sair urgentemente. Ele deve cair. Renan é o senhor dos anéis, faz o que quer, manipula tudo, usurpa” - Delcidio Amaral, ex-senador - O Estado de S. Paulo, 27-05-2016.
Caos
“Se eu conheço um pouco o Sérgio Machado o que ele deve ter falado nos depoimentos da delação dele à Procuradoria é brincadeira. Dez anos de Transpetro é muita coisa. Na minha colaboração eu falei especificamente do Sérgio Machado na Transpetro e da proximidade dele com o Renan. Ele despachava com o Sérgio na residência oficial da Presidência do Senado. É muito grave esse cenário. É o caos" - Delcidio Amaral, ex-senador - O Estado de S. Paulo, 27-05-2016.
Escárnio
"Esta é a melhor palavra para descrever as duas primeiras semanas de governo provisório. Escárnio produzido por ministros com declarações bombásticas de reformas absurdas e desmentidas no dia seguinte, como se fôssemos obrigados a viver em um estado contínuo de desorientação e desgoverno" - Vladimir Safatle, professor do Departamento de Filosofia da USP - Folha de S. Paulo, 27-05-2016.
Brincadeira
"Saint-Just afirmou, no calor da Revolução Francesa: "Aquele que brinca ao ocupar o coração do poder tende à tirania". Vendo o que o governo interino ofereceu ao país nessas duas primeiras semanas, a única coisa a dizer é: "Eles só podem estar brincando" - Vladimir Safatle, professor do Departamento de Filosofia da USP - Folha de S. Paulo, 27-05-2016.
Frota
"Ministro da Educação recebe propostas de Alexandre Frota para ensino". Mas o Frota não entende de educação, entende de penetração!" - José Simão, humorista - Folha de S. Paulo, 27-05-2016.
Voz do além!
"Oba! Vazou mais um áudio: o Sarney. E como esse Machado conseguiu gravar o Sarney? Voz do além! E o Sarney tá mais vivo que a gente pensa. O Sarney é um finado vivo. Morimbundo de fogo!" - José Simão, humorista - Folha de S. Paulo, 27-05-2016.
Serra elétrica
"E esse Machado grampeando o PMDB todo: Jucá, Renan e Sarney. Isso não é um Machado, é uma serra elétrica!" - José Simão, humorista - Folha de S. Paulo, 27-05-2016.
Acéfalo
"Criticado pela ausência de mulheres na Esplanada, o governo não se posicionou sobre o estupro coletivo de uma adolescente no Rio. Temer e Alexandre de Moraes (Justiça) não se manifestaram. Ainda não há titular na secretaria de Mulheres" - Natuza Nery, jornalista - Folha de S. Paulo, 27-05-2016.
Descoroando
"Em 21 dezembro de 2014, Sarney havia escalado a tribuna do Senado pela última vez, para pronunciar o que deveria ter sido um discurso de despedida de sua vida pública de seis décadas. O orador somava, então, 84 anos. Os incautos imaginaram que estivessem diante de um aposentado. Mas se as fitas do companheiro Machado revelam alguma coisa é que Sarney é, por assim dizer, inaposentável. Ele permanece no palco como protagonista da própria imolação. Faz o papel de um Napoleão se descoroando" - Josias de Souza, jornalista - Portal Uol, 27-05-2016.
Símbolo
"O desespero de Sarney, o oligarca mais longevo da República, é o melhor símbolo que a Era da Lava Jato poderia arranjar" - Josias de Souza, jornalista - Portal Uol, 27-05-2016.
Não demora
"O conteúdo da delação premiada de Sérgio Machado, que gravou conversas embaraçosas com os caciques do PMDB, levará ainda algumas semanas para se tornar público. A Procuradoria-Geral da República avalia que é preciso “amarrar pontas soltas” na história contada pelo ex-presidente da Transpetro antes de levantar o sigilo dos autos. Mas, segundo um investigador, já é possível dizer que a colaboração complica “muito” a situação do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL)" - Natuza Nery, jornalista - Folha de S. Paulo, 27-05-2016.
Ninguém dorme
"Um integrante do governo diz que os áudios não são nada perto do estrago que Sérgio Machado pode fazer em Brasília ao narrar para quais autoridades políticas repassava dinheiro" - Natuza Nery, jornalista - Folha de S. Paulo, 27-05-2016.
A jato
"Machado procurou o Ministério Público há cerca de um mês, já de posse das gravações, o que explica a má qualidade de alguns dos áudios. Diante do material, sua colaboração acabou sendo fechada em tempo recorde" - Natuza Nery, jornalista - Folha de S. Paulo, 27-05-2016.
Caiu na rede
"Um general da Lava Jato, que comemorou os achados trazidos pelo ex-presidente da Transpetro, notou: “O curioso é que essa não estava na lista das delações que mais desejávamos” - Natuza Nery, jornalista - Folha de S. Paulo, 27-05-2016.
Ocupar e resistir
"Movimentos sociais de esquerda esperam reunir 100 mil pessoas na Paulista em ato agendado para o dia 10 de junho. As bandeiras serão: “Fora Temer”, “Não ao golpe” e “Nenhum direito a menos” - Natuza Nery, jornalista - Folha de S. Paulo, 27-05-2016.
Replicantes
"As frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo pretendem organizar manifestações também nas demais capitais. Dilma Rousseff e Lula serão convidados" - Natuza Nery, jornalista - Folha de S. Paulo, 27-05-2016.
Frota
“Depois de Alexandre Frota, o próximo passo do governo Temer é ter Bolsonaro como conselheiro de Direitos Humanos” – Guilherme Boulos, líder do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto), sobre encontro do ministro da Educação, Mendonça Filho, com Frota – Folha de S. Paulo, 26-05-2016.
Degradação da degradação
“Um país com suas continhas orçamentárias bem ajustadas, dívida em extinção –e, pior do que estagnado, de volta aos níveis imorais de miséria, pobreza, desordem, ensino em retrocesso constante, saúde pública em coma terminal, indústria nacional desmantelada, desemprego e violência urbana. É o que se pode vislumbrar para os anos vindouros, se efetivadas as medidas que Henrique Meirelles e Michel Temer apresentaram –com o devido cuidado da imprensa para maquiar umas e encobrir outras– como pacote primordial da aventura que iniciam” – Janio de Freitas, jornalista – Folha de S. Paulo, 26-05-2016.
Juscelino ou Collor
"Michel Temer comparou-se de raspão a Juscelino. Mas quem Temer faz lembrar é Collor com a combinação de loucuras e violência que aplicou como plano econômico” – Janio de Freitas, jornalista – Folha de S. Paulo, 26-05-2016.
Salvar o salvador perdido
“Não é inovadora, portanto, a complacência quase envergonhada com que a imprensa se faz colaboradora de Temer, como preço – autêntica liquidação de outono – de não ter o PT no governo nem o risco de Lula em 2018. Depois, lava-se a história, com ou sem jato. Mas o malabarismo praticado por muitos comentaristas oferece um lado cômico nessa história de salvar o salvador perdido” – Janio de Freitas, jornalista – Folha de S. Paulo, 26-05-2016.
Caótico
“Contas certinhas (no diminutivo, sim, porque serão cada vez menores), que beleza. Para um futuro condenado sobre um presente caótico” – Janio de Freitas, jornalista – Folha de S. Paulo, 26-05-2016.
Conflito social
“Depois de uns tempos de apenas aparente calmaria, a Lava Jato voltou a ameaçar a casta política e, assim, a abalar também o cálculo político. A novidade da estação do tumulto no poder é a grande probabilidade de o conflito social entrar de vez nesse Congresso já transtornado” – Vinicius Torres Freire, jornalista – Folha de S. Paulo, 26-05-2016.
Latim
“E começou o feriadão de Corpus Christi. E o que é Corpus Christi? Corpus Christi é feriado em latim! Acho que foi o Temer que inventou! Ele não fala tudo em latim?” – José Simão, humorista – Folha de S. Paulo, 26-05-2016.
Infrator
“E vazou mais um áudio. O Renan Escandalheiros quer barrar a delação premiada. Ele não gosta de delator, só de infrator!” – José Simão, humorista – Folha de S. Paulo, 26-05-2016.
Virgem
“E a gente achava que o impeachment era pra combater a corrupção! Não tem virgem na zona!” – José Simão, humorista – Folha de S. Paulo, 26-05-2016.
Forcinha
“No encontro no Palácio Alvorada, Lula avaliou que o governo Temer tem ajudado a trazer Dilma de volta mais do que os movimentos sociais ou os senadores aliados” – Coluna do Estadão – O Estado de S. Paulo, 26-05-2016.