Por: Jonas | 28 Abril 2016
A chanceler alemã, Angela Merkel, viajará a Roma, no próximo dia 6 de maio, para participar da entrega do Prêmio Carlos Magno ao Papa Francisco, em um ato que também contará com os pronunciamentos dos presidentes da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, do Parlamento, Martin Schulz, e do Conselho, Donald Tusk.
A reportagem é publicada pela Agência EFE, 26-04-2016. A tradução é do Cepat.
O diretório da instituição que confere estes prêmios na cidade alemã de Aachen antecipou aos meios de comunicação detalhes sobre a cerimônia de premiação, para a qual o Papa foi escolhido, no último mês de dezembro, por sua contribuição para a unidade europeia e como voz da consciência em defesa dos valores da Europa.
O Papa, segundo então explicou o Vaticano, aceitou o prêmio “de maneira totalmente excepcional”, porque normalmente não faz isto, “como gesto para que a Europa trabalhe pela paz”.
A premiação reconhece o trabalho de personalidades ou instituições que tenham se destacado pelos méritos em favor do processo de unidade europeia e seu compromisso com a paz.
Entre as figuras destacadas com o Prêmio Carlos Magno, destacam o ex-presidente francês François Mitterrand e o ex-chanceler alemão Helmut Kohl, “ex aequo” (1998), o ex-presidente estadunidense Bill Clinton (2000) e a chanceler Merkel (2008).
Da parte espanhola, o receberam o reio Juan Carlos I (1982), o ex-presidente do Governo Felipe González (1993) e o antigo secretário geral da OTAN, Javier Solana (2007).
No ano passado, quem o recebeu foi o presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz, em uma cerimônia realizada em Aachen, que contou com a presença do rei da Espanha.