Os números alarmantes dos imigrantes ilegais presos no ano passado nos EUA

Mais Lidos

  • Lula, sua última eleição e seus demônios. Artigo de Antonio Martins

    LER MAIS
  • Vozes de Emaús: Movimento Fé e Política faz história. Artigo de Frei Betto e Claudio Ribeiro

    LER MAIS
  • Parte do Sul Global, incluindo o Brasil, defende que países desenvolvidos abandonem os combustíveis fósseis primeiro. Para Martí Orta, não há espaço para ritmos nacionais distintos na eliminação de petróleo, gás e carvão. O pesquisador afirma que a abertura de novos projetos de exploração ignora os limites definidos pela ciência

    Cancelar contratos fósseis. Não ‘há tempo’ para transição em diferentes velocidades. Entrevista com Martí Orta

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

10 Novembro 2015

Em 11 meses, entre outubro de 2014 e setembro de 2015, nos Estados Unidos, os órgãos armados que patrulham a fronteira com o México detiveram 39.970 menores não acompanhados, ou seja, uma média de 3.633 por mês. Números incríveis, se pensarmos que são todos latino-americanos com menos de 18 anos que, sem parentes, tentam entrar ilegalmente nos Estados Unidos.

A reportagem é de Luis Badilla, publicada no sítio Il Sismografo, 08-11-2015. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

O Servicio de Aduanas y Protección Fronteriza de Estados Unidos (CBP), ao fornecer esses dados, especificou que a grande maioria, na realidade, têm menos de 17 anos. A grande desses jovens e crianças são mexicanos ou centro-americanos: 13.589 guatemaltecos, 11.012 mexicanos, 9.389 salvadorenhos e 5.409 hondurenhos.

O número dos salvadorenhos é inferior em relação a períodos anteriores, mas isso porque, no México, antes de entrar nos EUA, a Dirección General de Migración (DGM), entre outubro de 2014 e agosto de 2015, prendeu 5.482 menores dessa nação centro-americana.

O CBP também publicou os números relativos à prisão de famílias (dois ou um pai, um ou mais filho e parentes próximos). Entre outubro de 2014 e setembro de 2015, foram detidas 39.839 pessoas. Nesse caso, a maioria eram núcleos guatemaltecos (12.820), seguidos por salvadorenhos (10.872), hondurenhos (10.671) e mexicanos (4.276).