• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

"Dheepan" é um ensaio poderoso sobre os refugiados na Europa

Mais Lidos

  • As primeiras reações ao Papa Leão XIV podem enganar ou distorcer a compreensão. Artigo de Michael Sean Winters

    LER MAIS
  • Vozes de Emaús. Uma palavra para riscar de nosso vocabulário: identitarismo! Artigo de Claudio de Oliveira Ribeiro

    LER MAIS
  • Da imensa vida de Pepe Mujica nasce a centelha de esperança para um futuro diferente para a humanidade. Destaques da Semana no IHU Cast

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    5º domingo de páscoa – Ano C – A comunidade do ressuscitado

close

FECHAR

Revista ihu on-line

Arte. A urgente tarefa de pensar o mundo com as mãos

Edição: 553

Leia mais

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais
Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

06 Novembro 2015

O multiculturalismo e a situação dos imigrantes estão em pauta na Europa há alguns anos. O cinema tem refletido sobre o assunto, de maneira insistente até, há mais de uma década. Dheepan O Refúgio, que estreia hoje nos cinemas, é um dos melhores e mais controversos filmes sobre o tema. Chega no momento em que fatos e fotos, como a do menino sírio encontrado morto em uma praia turca deram ao debate uma projeção que ele ainda não havia atingido.

O comentário é de Daniel Feix, crítico de cinema, em artigo publicado por Zero Hora, 05-11-2015.

Entretanto, se você viu os longas anteriores do diretor francês Jacques Audiard, sabe que não deve esperar um ensaio humanista convencional. Em O Profeta (2009), o cineasta usou conceitos explorados nos filmes de máfia para falar sobre a criminalidade nos guetos islâmicos. Em Ferrugem e Osso (2012), o corpo mutilado de uma treinadora de orcas e a violência das lutas de rua serviram de metáfora para discutir as tensões entre as classes sociais em meio à crise econômica. Dheepan é um drama, mas também um filme de ação. Narra a tragédia e, ao mesmo tempo, a redenção pela violência dos refugiados que conseguem deixar para trás a insana guerra civil do Sri Lanka para tentar uma vida melhor em Paris.

A trama começa com uma mulher (Kalieaswari Srinivasan) atrás de uma criança em um cenário de total destruição em seu país de origem. Em seguida, ela, um ex-guerrilheiro dos Tigres de Libertação da Pátria Tâmil (Jesuthasan Antonythasan) e uma menina (Claudine Vinasithamby) que nunca se viram antes recebem passaportes que os permitirão assumir novas identidades e, com elas, mudarem-se para a França. O trauma do trio não é pequeno: eles perderam todos os seus familiares na guerra.

Dheepan é o – novo – nome do homem. Nenhum dos três fala francês. No caso dele, o bloqueio da língua ajuda a evidenciar a personalidade introspectiva e sua falta de sociabilidade. A narrativa, bastante fluida, os conduz a um condomínio de periferia dominado pelo tráfico, no qual o protagonista atuará como zelador. Yalini, a mulher, logo consegue emprego cuidando de um sujeito doente, familiar de um capo do crime no local. Illayaal, a garota, passa a frequentar a escola, espaço igualmente transformado em território hostil – para quem é de fora, claro.

Como os mestres franceses, Audiard ama o cinema de gênero – e domina sua técnica como poucos realizadores contemporâneos. No terço final, trata de fazer explodir a violência que, até então, era vista em momentos isolados ou apenas sugerida quando dificuldades se apresentavam e o trio, sem saber como reagir, internalizava suas angústias. Viver a vida dos outros, com a família dos outros, exigia um preparo do qual eles não dispunham, por assim dizer.

É aí que Dheepan envereda pelo caminho da polêmica. Quando o filme ganhou o prêmio mais cobiçado dos festivais – a Palma de Ouro em Cannes –, em maio passado, seus detratores abriram fogo comparando essa explosão de Dheepan, o protagonista, à jornada de personagens como Rambo e à figura de atores como Charles Bronson. Faz sentido, mas não do ponto de vista pejorativo: as sequências de ação são as mais bem filmadas dos últimos tempos (não deixe de ver no cinema, à frente da tela grande e com som apropriado) e funcionam como uma poderosa alegoria das ínfimas possibilidades de volta por cima dos refugiados das guerras do Terceiro Mundo em terras europeias nestes tempos de intolerância.

Só sendo super-herói, parece dizer Audiard.

Dheepan - o refúgio

Trailer

Ficha técnica

• Nome: Dheepan - o refúgio
• Nome Original: Dheepan
• Cor filmagem: Colorida
• Origem: França
• Ano de produção: 2015
• Gênero: Drama
• Duração: 109 min
• Classificação: 12 anos
• Direção: Jacques Audiard
• Elenco: Anthonythasan Jesuthasan, Kalieaswari Srinovasan, Claudine Vinasithamby


  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados