Por: Jonas | 20 Agosto 2015
O papa Francisco não tem previsão de se reunir com representantes das FARC, durante a viagem, de 19 a 28 de setembro, a Cuba e Estados Unidos, confirmou a Santa Sé.
A informação é publicada por W Radio, 19-08-2015. A tradução é do Cepat.
“Na agenda papal da viagem a Cuba, não está previsto nenhum encontro entre o Santo Padre e representantes das FARC”, afirmou o vice-porta-voz da Santa Sé, Ciro Benedettini.
O Papa visitará Cuba de 19 a 22 de setembro, como parte de uma viagem que depois a conduzirá aos Estados Unidos.
No último dia 2 de agosto, a equipe de negociação das FARC expressou o seu desejo de se reunir com o papa Francisco em Cuba, onde acontecem, há mais de dois anos, as conversas de paz com o Governo.
Na segunda-feira, 17 de agosto, os negociadores da guerrilha se reuniram, em Havana, com representantes da Conferência Episcopal da Colômbia.
“Conversamos sobre o processo de paz com a Conferência Episcopal, em Havana”, escreveu o chefe negociador do grupo insurgente, “Iván Márquez”, utilizando o nome de Luciano Marín Arango, através de sua conta no Twitter.
“Somos otimistas. Estamos avançando no cessar-fogo bilateral e na justiça. A Igreja renovou seu compromisso com a paz na Colômbia”, acrescentou “Iván Márquez”, em outro tuíte.
O presidente da Conferência Episcopal Colombiana, dom Luis Augusto Castro, o secretário, o padre Darío Echeverri, e dom Nel Beltrán participaram do encontro, segundo disse na rede social o chefe negociador das FARC na mesa de diálogos.