Laudato Si'. Jornalista italiano é desacreditado junto à Sala de Imprensa do Vaticano

Mais Lidos

  • Em vez de as transformações tecnológicas trazerem mais liberdade aos humanos, colocou-os em uma situação de precarização radical do trabalho e adoecimento psicológico

    Tecnofascismo: do rádio de pilha nazista às redes antissociais, a monstruosa transformação humana. Entrevista especial com Vinício Carrilho Martinez

    LER MAIS
  • A Espiritualidade do Advento. Artigo de Alvim Aran

    LER MAIS
  • Desatai o futuro! Comentário de Adroaldo Palaoro

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

17 Junho 2015

A Sala de Imprensa da Santa Sé, na manhã de hoje, 16-06-2015, publicou a mensagem endereçada por Federico Lombardi, SJ, a Sandro Magister, suspendendo, por tempo indeterminado, as suas credenciais de jornalista junto à Santa Sé.

Sandro Magister, é jornalista italiano, especializado em assuntos referentes ao Vaticano, e jornalista da revista italiana Espresso, que ontem, com três dias de antecedência publicou a íntegra da enciclica do Papa Francisco, Laudato Si' sobre o cuidado da casa comum.

Segundo a mensagem, "a publicação feita pelo senhor de um esboço da Encíclica do Papa, que estava sob embargo, representa evidentemente uma iniciativa incorreta, fonte de mal-estar para muitíssimos colegas jornalistas e de grave turbamento do bom serviço desta Sala de Imprensa".

A mensagem conclui com um seco "mi dispiace molto", ou seja, em tradução livre, "lamento muito".

Padre Lombardi, também no dia de hoje, 16-06-2015, anunciou que a encíclica  será apresentada no dia 18, quinta-feira, pelo cardeal Peter Kodwo Appiah Turkson, presidente do Pontifício Conselho de Justiça e Paz, o metropolita de Pergamo, John Zizioulas, representando o Patriarcado Ecumênico e da Igreja Ortodoxa, e o professor John Schellnhuber, fundador do Potsdam Institute for Climate Impact Research.

Estes nomes já tinham sido anunciados anteriormente.

Hoje, foi anunciado também a presença de Carolyn Woo, presidente do Catholic Relief Services. Ela foi decana do Mendoza College of Business, da Universidade de Notre Dame, EUA.

O porta voz observou que Woo estará presente como especialista em economia e administração. “Assim, teremos a presença, disse o padre Lombardi – de um teólogo, um cientista e uma economista para ilustrar os diferentes aspectos do texto”.

Veja também: