Ennio Morricone dedica missa ao Papa Francisco

Mais Lidos

  • A ideologia da Vergonha e o clero do Brasil. Artigo de William Castilho Pereira

    LER MAIS
  • Juventude é atraída simbolicamente para a extrema-direita, afirma a cientista política

    Socialização política das juventudes é marcada mais por identidades e afetos do que por práticas deliberativas e cívicas. Entrevista especial com Patrícia Rocha

    LER MAIS
  • Que COP30 foi essa? Entre as mudanças climáticas e a gestão da barbárie. Artigo de Sérgio Barcellos e Gladson Fonseca

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

15 Junho 2015

Ennio Morricone, que compôs as trilhas sonoras dos filmes "A Missão" e "Cinema Paradiso", compôs a Missa Papae Francisci. Anno Ducentesimo a Societate Iesu Restituita, ou seja, uma missa em honra do Papa Francisco por ocasião dos 200 anos da Restauração da Companhia de Jesus.

A obra foi executada na Igreja 'del Gesù', em Roma, no dia 11 de junho de 2015 e gravada e transmitida pela RAI. Na nave central da Igreja estava presente Giorgio Napolitano, ex-presidente da Itália.

Antes da solene estreia, Morricone esteve com o Papa Francisco, conforme narra em entrevista ao jornal italiano Avvenire e que foi traduzida e reproduzida nas "Notícias do Dia": "Olhamo-nos por um longo tempo, em silêncio. O papa me olhava, esperava que eu lhe contasse sobre a minha missa. Eu lhe mostrei a primeira página da partitura onde as notas desenham uma cruz: uma linha confiada a tubas e trompetes formam o braço vertical da cruz; nessa linha, em certo ponto, insere-se toda a orquestra, que desenha o outro braço. O Papa Francisco logo me conquistou, porque logo caracterizou o seu ministério dando uma virada na Igreja, tentando corrigir as distorções que também existem".

A missa, com imagens esplendorosas da Igreja 'del Gesù' pode ser vista clicando aqui.