Onze regiões concentrarão 80% do desmatamento mundial até 2030

Mais Lidos

  • Cristo Rei ou Cristo servidor? Comentário de Adroaldo Palaoro

    LER MAIS
  • Dois projetos de poder, dois destinos para a República: a urgência de uma escolha civilizatória. Artigo de Thiago Gama

    LER MAIS
  • “Apenas uma fração da humanidade é responsável pelas mudanças climáticas”. Entrevista com Eliane Brum

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

29 Abril 2015

Onze regiões do mundo — das quais dez estão localizados na região tropical — serão responsáveis por mais de 80% da perda mundial de florestas até 2030, segundo pesquisa divulgada nesta terça-feira, 28-04-2015, pela WWF.

O documento cita Amazônia, Mata Atlântica e Cerrado, na América Latina; Bornéu e Sumatra, ilhas cuja maior parte pertence à Indonésia; Choco-Darien, floresta tropical entre as Américas Central e do Sul; Bacia do Congo; África Oriental; Leste da Austrália; Grande Mekong, no Sudeste Asiático; além de na Nova Guiné e Sumatra.

Até 170 milhões de hectares de florestas poderão desaparecer nessas áreas até este período, caso se mantenha a tendência atual. São locais que têm uma das maiores riquezas em termos de vida silvestre, inclusive espécies ameaçadas de extinção. E todos eles abrigam comunidades indígenas.

“Imagine uma floresta que se estende através da Alemanha, França, Espanha e Portugal, e que seja destruída em apenas 20 anos”, exemplifica em comunicado Rod Taylor, diretor do Programa Mundial de Florestas da WWF.

Em termos mundiais, a maior causa do desmatamento é a expansão da fronteira pecuária e agrícola. Extração de madeira, mineração, instalação de hidrelétricas e aberturas de estradas para projetos de infraestrutura são outros fatores citados.