Sínodo dos Bispos. Igreja francesa recebe 10 mil respostas de questionário sobre a família, hoje

Mais Lidos

  • Niceia 1.700 anos: um desafio. Artigo de Eduardo Hoornaert

    LER MAIS
  • A rocha que sangra: Francisco, a recusa à OTAN e a geopolítica da fragilidade (2013–2025). Artigo de Thiago Gama

    LER MAIS
  • Em vez de as transformações tecnológicas trazerem mais liberdade aos humanos, colocou-os em uma situação de precarização radical do trabalho e adoecimento psicológico

    Tecnofascismo: do rádio de pilha nazista às redes antissociais, a monstruosa transformação humana. Entrevista especial com Vinício Carrilho Martinez

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

27 Abril 2015

A Igreja Católica francesa recebeu mais de 10 mil respostas à consulta do Vaticano para o Sínodo dos Bispos sobre a família a acontecer em outubro deste ano, segundo o arcebispo de Montpellier Dom Pierre-Marie Carré, vice-presidente da conferência episcopal do país. Muitos fiéis ficaram felizes pelo fato de a Igreja ter perguntado sobre o que pensavam sobre o assunto, e agora esperam que a iniciativa se torne uma prática regular.

A informação é publicada por The Tablet, 24-04-2015. A tradução é de Isaque Gomes Correa.

A maioria dos que responderam à consulta queriam que a Igreja continuasse a promover aquilo que é o ideal, mas reconhecem que este ideal nem sempre é fácil de ser alcançado, disse o arcebispo ao jornal católico La Croix. Muitos querem que a Igreja mostre mais misericórdia e que seja menos julgadora para com os divorciados e casados novamente no civil, enquanto que uma minoria defende o ensinamento tradicional sobre o casamento. Em suas resoluções, o Sínodo viu-se obrigado a desapontar alguns católicos. Porém, será a conclusão do Papa Francisco, após todo este processo, o que constituirá o resultado decisivo, disse ele.

Dom Pierre-Marie Carré nada mais falou sobre os resultados da consulta no país, porém uma pesquisa do La Croix recebeu 640 respostas dos leitores em que a maioria também pedia por mais aceitação dos católicos divorciados e recasados por parte da Igreja.