27 Março 2015
A Casa Branca anunciou nesta quinta-feira que está planejando receber o Papa Francisco para uma visita ao presidente Barack Obama no dia 23 de setembro e que os dois líderes deverão discutir a questão da pobreza, o desenvolvimento econômico, o meio ambiente e a imigração.
A reportagem é de Joshua J. McElwee, publicada por National Catholic Reporter, 26-03-2015. A tradução é de Isaque Gomes Correa.
Francisco fará uma escala para visitar o líder do Poder Executivo como parte de sua visita apostólica aos EUA, que deverá acontecer entre os dias 22 e 27 de setembro deste ano.
Dando as boas-vindas ao papa numa breve declaração à imprensa nesta quinta-feira, a secretária da Casa Branca Josh Earnest disse que, durante o encontro, o presidente e o pontífice “continuarão o diálogo, iniciado na visita do presidente americano ao Vaticano em março de 2104, sobre os valores que partilham e os compromissos assumidos numa ampla gama de questões”.
Entre os assuntos listados por Earnest estão “dar assistência aos marginalizados e pobres; avançar nas oportunidades econômicas para todos; trabalhar como bons administradores do meio ambiente; proteger as minorias religiosas e promover a liberdade religiosa ao redor do mundo; e acolher e integrar imigrantes e refugiados em nossas comunidades”.
O papa estará visitando três cidades americanas em setembro, começando com Washington antes de ir para Nova York e Filadélfia. O religioso deve discursar a uma sessão conjunta do Congresso no dia 24 de setembro, evento inédito para um pontífice. Depois, irá discursar nas Nações Unidas em Nova York, no dia 25 de setembro.
Francisco também estará participando do Encontro Mundial das Famílias, evento católico que acontece este ano na Arquidiocese da Filadélfia de 22 a 27 de setembro.
O Vaticano ainda está por confirmar as datas e os compromissos finais para a viagem do papa aos EUA. Numa coletiva de imprensa abordo do avião papal em janeiro, Francisco disse que também gostaria de visitar a fronteira dos EUA com o México, mas não tinha certeza de que os arranjos para esta ida ao sul do país poderiam ser feitos.