27 Março 2015
A Fundação Carlo Maria Martini e a editora Bompiani chegaram a um acordo para a publicação da Opera Omnia do padre Martini. "O acordo com a Bompiani nasce – diz o presidente da fundação, Carlo Casalone SJ – para promover o pensamento e a obra do cardeal através de uma sistematização ordenada dos seus discursos."
A nota foi publicada no sítio da Fundação Carlo Maria Martini, 25-03-2015. A tradução é de Moisés Sbardelotto.
O primeiro volume, dedicado às Cátedras dos Não Crentes, idealizadas e lideradas pessoalmente pelo cardeal, irá reunir, finalmente, de modo completo e com alguns textos inéditos, os escritos nascidos dos encontros entre Martini e cerca de 60 personalidades de destaque no âmbito da filosofia e da ciência, da literatura e da teologia, realizados em Milão de 1987 a 2002, abrindo, no arco de 15 anos, um espaço de diálogo contínuo, assíduo e inovador entre crentes e não crentes.
"A publicação das Cátedras dos Não Crentes está prevista para a segunda metade do ano. Seguirão um ou dois volumes por ano. E, a cada vez, será a ocasião pra uma reflexão sobre os aspectos mais urgentes da nossa vida, privada e pública. Os próximos volumes serão dedicados à relação com as religiões e o Islã em particular, aos discursos à cidade, aos políticos e administradores, e à Escola da Palavra", diz Elisabetta Sgarbi, diretora editorial da Bompiani.
"A memória dos pais é um ato de justiça", disse o Papa Francisco por ocasião do primeiro aniversário da morte do cardeal. "E Martini foi um pai para toda a Igreja, profeta e homem de discernimento e de paz."