Os bispos chilenos manifestam sua “adesão” à nomeação de Juan Barros para Osorno

Mais Lidos

  • Esquizofrenia criativa: o clericalismo perigoso. Artigo de Marcos Aurélio Trindade

    LER MAIS
  • Alessandra Korap (1985), mais conhecida como Alessandra Munduruku, a mais influente ativista indígena do Brasil, reclama da falta de disposição do presidente brasileiro Lula da Silva em ouvir.

    “O avanço do capitalismo está nos matando”. Entrevista com Alessandra Munduruku, liderança indígena por trás dos protestos na COP30

    LER MAIS
  • O primeiro turno das eleições presidenciais resolveu a disputa interna da direita em favor de José Antonio Kast, que, com o apoio das facções radical e moderada (Johannes Kaiser e Evelyn Matthei), inicia com vantagem a corrida para La Moneda, onde enfrentará a candidata de esquerda, Jeannete Jara.

    Significados da curva à direita chilena. Entrevista com Tomás Leighton

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

Por: André | 20 Março 2015

“O Comitê Permanente da Conferência dos Bispos do Chile expressa publicamente: a nossa adesão, em espírito de fé e obediência, ao Papa Francisco que nomeou dom Barros como bispo da diocese de Osorno”. Com estas palavras, a Conferência Episcopal do Chile reafirmou o seu apoio à nomeação de dom Juan Barros como futuro bispo de Osorno.

A reportagem está publicada no sítio espanhol Religión Digital, 18-03-2015. A tradução é de André Langer.

Através de um comunicado, assinalaram sua “proximidade com os presbíteros, diáconos permanentes, consagrados e consagradas, leigos e leigas da Igreja irmã de Osorno, chamados por Jesus a ser discípulos – missionários seus –, em comunhão com seu pastor”.

Além disso, comprometem-se a rezar para que fiéis e pastor caminhem em fidelidade ao mandato do Senhor citando uma passagem bíblica: “Pai, que todos sejam um como nós somos um. Eu neles e tu em mim, para que sejam perfeitos na unidade, e para que o mundo reconheça que tu me enviaste e que os amaste, como amaste a mim” (Jo 17, 22-23).

Cabe assinalar que o bispo Barros procurou desvencilhar-se das vinculações com Karadima e disse em um comunicado: “Jamais tive conhecimento, nem imaginei aqueles graves abusos que este sacerdote cometia com suas vítimas”.

 
Fonte: http://bit.ly/1BZOXdZ  

A posse de dom Barros Madri está programada para este sábado, dia 21 de março, na catedral São Mateus de Osorno. A cerimônia será às 11h, horário local.

As críticas por essa nomeação se deram devido à proximidade que Barros teve com Fernando Karadima, por suposto acobertamento dos abusos realizados pelo ex-guia da Paróquia de El Bosque, em Santiago.

Desta forma, não se dá ouvidos aos protestos que envolveram inclusive o Congresso. Isto depois que 51 parlamentares assinaram uma carta opondo-se à designação e solicitaram que o próprio Papa se pronunciasse a respeito.

Além disso, Juan Carlos Cruz, um dos denunciantes de Karadima, acusou Barros de ser um “acobertador” do ex-pároco, que atualmente cumpre uma condenação canônica de uma vida em oração e proibição de exercer publicamente qualquer ministério.

Declaração do Comitê Permanente da Conferência dos Bispos do Chile

Diante das diversas manifestações que cercaram a nomeação de dom Juan Barros Madrid como bispo diocesano de Osorno, o Comitê Permanente da Conferência dos Bispos do Chile expressa publicamente:

1. Nossa adesão, em espírito de fé e obediência, ao Papa Francisco que nomeou dom Barros como bispo da diocese de Osorno;

2. Nossa proximidade com os presbíteros, diáconos permanentes, consagrados e consagradas, leigos e leigas da Igreja irmã de Osorno, chamados por Jesus a ser discípulos – missionários seus –, em comunhão com seu pastor;

3. Nosso compromisso de oração para que fiéis e pastores caminhem em fidelidade ao mandato do Senhor citando uma passagem bíblica: “Pai, que todos sejam um como nós somos um. Eu neles e tu em mim, para que sejam perfeitos na unidade, e para que o mundo reconheça que tu me enviaste e que os amaste, como amaste a mim” (Jo 17, 22-23).

*

Nota da IHU On-Line: Jornais chilenos, com a data de hoje, 20-03-2015, informam que o cardeal-arcebispo de Santiago e presidente da Conferência Episcopal do Chile, como também o vice-presidente e o secretário-geral da mesma, não participarão, amanhã, 21-03-2105, da posse do novo bispo de Osorno.