Por: Jonas | 12 Março 2015
O presidente Evo Morales organizará um encontro mundial de líderes sociais durante a visita do papa Francisco a Bolívia, em julho, informou um funcionário.
A reportagem é publicada pelo jornal El Nuevo Herald, 03-10-2015. A tradução é do Cepat.
Morales foi convidado por Francisco para o Encontro Mundial de Movimentos Populares, organizado pelo Vaticano, em outubro, e “nosso pensamento é que também na Bolívia seja realizado um encontro com estas características”, quando chegar o Papa, disse o vice-ministro de Coordenação junto aos Movimentos Sociais, Alfredo Rada.
Em dezembro, o mandatário anunciou que organizará na Bolívia, neste ano, uma cúpula mundial de movimentos sociais contra a mudança climática.
“O Papa não virá a Bolívia para se reunir com os movimentos sociais, vem em visita pastoral, mas vemos como bons olhos que durante sua permanência possa se encontrar com líderes, mas certamente esse encontro terá sua própria agenda e objetivos”, disse o porta-voz da Arquidiocese de Santa Cruz, Edwin Bazán.
Morales presidiu uma reunião com os bispos católicos para organizar a visita, a segunda realizada por um papa a Bolívia. João Paulo II a visitou em 1988.
Não há data para a chegada de Francisco, pode ser que seja entre 10 e 19 de julho. Francisco visitará o Equador, a Bolívia e o Paraguai em seu giro pela América do Sul.
Uma comissão do Vaticano chegará, na próxima semana, para percorrer os lugares que Francisco visitará na Bolívia, disse o chanceler David Choquehuanca.
A visita de Francisco está aproximando Morales, católico como a maioria dos bolivianos, da hierarquia eclesiástica.
O mandatário criticou os “bispos da Igreja” de atuar como políticos opositores, ao mesmo tempo em que os eclesiásticos questionaram uma suposta tendência autoritária do governo.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Morales quer receber o Papa com uma cúpula social mundial - Instituto Humanitas Unisinos - IHU