Petição exige plano de manejo que garanta realmente conservação de áreas de Cerrado em Goiás

Mais Lidos

  • Lira mensageira. Drummond e o grupo modernistamineiro é o mais recente livro de um dos principais pesquisadores da cultura no Brasil

    Drummond e o modernismo mineiro. A incontornável relação entre as elites políticas e os intelectuais modernistas. Entrevista especial com Sergio Miceli

    LER MAIS
  • Nova carta apostólica do Papa Leão é publicada

    LER MAIS
  • Esquerda vai às ruas no domingo (14) contra PL da Dosimetria, que beneficia golpistas do 8 de janeiro; veja lista de atos

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

26 Fevereiro 2015

Um abaixo-assinado online, publicado no site Petição Pública, exige um plano de manejo para a Área de Proteção Ambiental (APA) de Pouso Alto que garanta, de fato, a conservação da Chapada dos Veadeiros e da Reserva da Biosfera do Cerrado.

O texto da petição critica vários pontos da proposta para o plano de manejo da APA de Pouso Alto (englobando a Chapada dos Veadeiros e entorno), apresentada em dezembro de 2014, que segue na contramão da preservação do bioma Cerrado. Segundo descrição do abaixo-assinado, essa proposta de 2014 permite a pulverização aérea de defensivos agrícolas (agrotóxicos), empreendimentos de mineração, centrais geradoras hidroelétricas e propõe um zoneamento não adequado para a conservação do patrimônio ambiental e cultural da região da Chapada dos Veadeiros.

Clique aqui e acesse a petição.

“Considerando que o plano de manejo é uma importante ferramenta para a gestão do território e uma das poucas ferramentas jurídicas que podem ser usadas para controlar empreendimentos com atividades de grande impacto, a proposta apresentada oferece sérios riscos socioambientais para a região”, afirma o texto do abaixo-assinado.

Ainda de acordo com a petição, a região da APA é de grande importância para o abastecimento da bacia do Rio Tocantins, para a biodiversidade e para o ecoturismo brasileiro. “A aprovação dessa proposta para o Plano de Manejo é mais um passo em direção à extinção do bioma Cerrado”, ressalta.

Com mais de 5.500 assinaturas, o abaixo-assinado é endereçado ao Conselho de Gestão da Área de Proteção Ambiental (APA) de Pouso Alto, Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Goiás (SEMARH), governador de Goiás Marconi Perillo (PSDB), e presidenta Dilma Rousseff (PT).