O Papa Francisco recebeu Estela de Carlotto e seu neto Ignacio Guido no Vaticano

Mais Lidos

  • Alessandra Korap (1985), mais conhecida como Alessandra Munduruku, a mais influente ativista indígena do Brasil, reclama da falta de disposição do presidente brasileiro Lula da Silva em ouvir.

    “O avanço do capitalismo está nos matando”. Entrevista com Alessandra Munduruku, liderança indígena por trás dos protestos na COP30

    LER MAIS
  • Dilexi Te: a crise da autorreferencialidade da Igreja e a opção pelos pobres. Artigo de Jung Mo Sung

    LER MAIS
  • Às leitoras e aos leitores

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

Por: André | 09 Novembro 2014

O Sumo Pontífice e a presidenta das Avós da Praça de Maio tiveram um encontro de grande emotividade; participaram da reunião também os três filhos de Carlotto e todos os seus netos.

A reportagem é de Elisabetta Piqué e está publicada no jornal argentino La Nación, 06-11-2014. A tradução é de André Langer.

Em um encontro de grande emotividade, o Papa Francisco recebeu em audiência privada no Vaticano a presidenta das Avós da Praça de Maio, Estela de Carlotto, e o seu neto Ignacio Guido, recuperado em agosto passado depois de 36 anos de incansável busca.

Depois deste encontro a sós, que durou meia hora e aconteceu no Salão Paulo VI, o Pontífice recebeu os três filhos de CarlottoRemo, Claudia e Guido – e os seus netos, 18 ao todo, que deram ao Papa vários presentes, entre os quais um poncho.

Segundo indicou um comunicado da embaixada argentina na Itália, Carlotto também doou ao Papa um tradicional lenço com a inscrição das Avós da Praça de Maio, um CD de música composta por seu neto Ignacio Guido e uma escultura que representa os valores da Verdade, Justiça e Memória.

Cartas de Olavarría

Além disso, entregou ao Papa diversas cartas enviadas por moradores da cidade de Olavarría, onde mora o seu neto recuperado. Durante o encontro, houve tempo para diversas fotos e conversas em tom muito familiar. O encontro durou meia hora, detalhou o padre Federico Lombardi, porta-voz do Vaticano.

Francisco havia recebido e saudado Carlotto em abril de 2013, mas não de forma privada, mas ao término de uma audiência geral. Nessa ocasião, a presidenta das Avós da Praça de Maio havia manifestado que não havia perdido a esperança de encontrar o seu neto.

“Finalmente realizou-se o seu desejo, que representa a coroação de um sonho depois de uma longuíssima batalha”, indicou o comunicado da embaixada argentina na Itália. À tarde, nesta sede diplomática da Piazza dell’Esquilino desta capital, Carlotto e sua família terão um encontro com a imprensa no qual contarão detalhes do seu encontro com o Papa.