Uma oração pelas vítimas da homofobia

Mais Lidos

  • “Não podemos fazer nada”: IA permite colar em provas universitárias com uma facilidade sem precedente

    LER MAIS
  • São José de Nazaré, sua disponibilidade nos inspira! Comentário de Adroaldo Palaoro

    LER MAIS
  • Promoção da plena credibilidade do anúncio do evangelho depende da santidade pessoal e do engajamento moral, afirma religiosa togolesa

    Conversão, santidade e vivência dos conselhos evangélicos são antídotos para enfrentar o flagelo dos abusos na Igreja. Entrevista especial com Mary Lembo

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

03 Novembro 2014

O Grupo de Açâo Pastoral da Diversidade de São Paulo, grupo leigo de católicos LGBT que acredita ser possível conciliar nossa sexualidade com a fé, publica no seu blog, 02-11-2014, a seguinte nota.

Eis a nota.

A Igreja nos convida hoje à oração pelos nossos irmãos falecidos e a meditação sobre o sentido da morte terrena e da vida futura. Neste dia de esperança cristã, a Ressurreição de Jesus é uma luz cintilante para nossa fé na vida eterna.

Nós, do Grupo de Ação Pastoral da Diversidade de São Paulo, rezamos especialmente por nossos 244 irmãos e irmãs vitimados pela homofobia no Brasil neste ano de 2014. Rezamos pelo amparo e consolação àqueles que ficaram com a dor da perda e com a chaga da impunidade, e rezamos pelo despertar de uma consciência justa que rejeite a morte e a exclusão. Mas nós que “cremos na ressurreição dos mortos e na vida eterna” não vivemos hoje um dia de tristeza, mas de reflexão sobre a violência que ceifa vidas inocentes e espalha a brutalidade pelo mundo.

Recordando nossos irmãos falecidos, vitimados pela maldade e pelo ódio que invade o coração dos homens desde Caim, nós pedimos ao Deus da Vida que os acolha na luz de Sua face, e reforçamos nossa fé e esperança na ação do Espírito que é capaz de abrir mentes e corações para a construção de uma sociedade humana mais fraterna.

Denunciamos aqui as pressões cristãs fundamentalistas que tem impedido a criminalização do ódio contra as pessoas LGBT no Brasil, e que através desse enrijecimento hostil da leitura bíblica, que deveria ser lâmpada para nossos pés, vem contribuindo para o aumento dos assassinatos motivados por homofobia.

Unidos em Jesus Cristo, autor da vida, somos chamados a construir o novo céu e a nova terra! Convidamos todos os cristãos e pessoas de boa vontade a rezar conosco pelas vítimas do ódio, mas também a rejeitar as estruturas e pensamentos assassinos e excludentes. Movidos pela esperança da eternidade, almejamos nos encontrar todos no banquete do Reino de Deus, pois sabemos que Nosse Senhor acolheu a realidade da morte, no entanto, houve um terceiro dia, repleto de Luz.


São Paulo, 02 de Novembro de 2014, Celebração do Dia dos Finados