• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Paulistanos gastam quase 3 horas por dia no trânsito, diz pesquisa

Mais Lidos

  • As tensões surgiram pela primeira vez na véspera do conclave: o decano não mencionou Francisco na homilia e parabenizou Parolin no final

    LER MAIS
  • O professor e ensaísta analisa como Donald Trump se transformou em um showman global da antipolítica extremista de direita

    “Toda política hoje é mesopolítica: uma política de meios e de mediações”. Entrevista especial com Rodrigo Petronio

    LER MAIS
  • Parolin começa como favorito, Pizzaballa em ascensão, Tagle perde terreno

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 3º domingo da Páscoa - Ano C - O Ressuscitado encoraja para a missão

close

FECHAR

Revista ihu on-line

Arte. A urgente tarefa de pensar o mundo com as mãos

Edição: 553

Leia mais

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais
Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

22 Setembro 2014

Os moradores da capital paulista gastam, em média, duas horas e quarenta e seis minutos no trânsito da cidade, independentemente do meio de transporte utilizado. O dado, divulgado é da pesquisa feita pelo Ibope encomendada pela organização não governamental (ONG) Nossa São Paulo.

A reportagem é de Bruno Bocchini, publicado por Agência Brasil, 18-09-2014.

De acordo com o levantamento, a média de tempo gasto em 2014 supera em 31 minutos o resultado da pesquisa anterior, feita em 2013, quando a média foi duas horas e quinze minutos. Em 2012, a média era duas horas e vinte e três minutos; em 2011, duas horas e quarenta e nove minutos; e em 2010, duas horas e quarenta e dois minutos.

A pesquisa identificou também que aumentou a quantidade de pessoas na capital paulista que opta por andar de carro todos os dias: 38% dos entrevistados, ante 27% em 2013; 23% em 2012; 26% em 2011; e 26% em 2010. O número de entrevistados que disseram ter carro em casa passou de 52%, em 2013, para 62%.

Segundo o levantamento, “a pé” é o meio de transporte mais usado na cidade (34%), seguido do carro (20%), do ônibus (16%), do metrô (8%), lotação (7%), trem (3%), motocicleta (3%), e bicicleta (3%).

Para 64% dos pesquisados, os governos devem dar mais atenção aos transportes públicos, sendo a construção ou ampliação de linhas do metrô ou trem (para 58%) e de corredores de ônibus (para 37%) as medidas mais urgentes para a melhoria da mobilidade urbana.

Segundo a pesquisa, 90% dos entrevistados disseram ser favoráveis à ampliação das faixas exclusivas de ônibus. E 88% foi o percentual de paulistanos favoráveis à construção e ampliação de ciclovias na cidade.

O trânsito na cidade foi considerado ruim ou péssimo por 70% dos entrevistados. E 71% deles afirmaram que deixariam de usar o carro, caso houvesse uma boa alternativa de transporte. Os entrevistados (41%) também consideraram que o passe livre é uma medida possível de ser realizada e deveria atender todos os usuários do transporte público da cidade de São Paulo.

Foram ouvidas 700 pessoas entre dos dias 29 de agosto e 3 de setembro. A margem de erro é 4 pontos percentuais para mais ou para menos.


  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados