Por: Jonas | 29 Mai 2014
Uma exposição fotográfica, que começa nesta quarta-feira (28/05) em São Paulo, pretende mostrar, em época de Copa do Mundo (e de contestações a ela), outro futebol, no qual pessoas comuns fundam as próprias equipes e organizam os próprios torneios, tomando assim as rédeas como personagens principais da própria paixão.
Fonte: http://goo.gl/E7MYLk |
A reportagem é de Marina Mattar, publicada por Opera Mundi, 28-05-2014.
A mostra “Fora do Jogo”, que está em exibição na PUC-SP, tem fotografias de Rodrigo Erib, Gabriel Uchida e Richard Grove. A exposição contempla registros de práticas futebolísticas alternativas ao futebol "padrão Fifa": torneios amadores, equipes e "peladas" na América do Sul, Europa e África, que mobilizam diversos grupos, entre os quais punks, comunidades de imigrantes, zapatistas (foto, presente na exposição), torcedores e torcidas antirracistas, movimentos sociais, anarquistas, comunistas.
O evento também terá mesas de debate, que visam colocar em evidência e suscitar o debate entre grupos e pessoas que estão sendo diretamente afetadas pelos preparativos para a Copa do Mundo na cidade de São Paulo. Nesta quarta-feira (28/05) às 19h30, representantes do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto), do Comitê Popular da Copa de São Paulo, Comitê pela Desmilitarização da Polícia e da Política e do MOPAT (Movimento Palestina para Todxs) discutirão os legados da Copa do Mundo 2014.
Além disso, durante a semana, serão exibidos documentários seguidos de debate.
Programação
28/5
19h30 | Pátio do Museu da Cultura - Abertura da exposição e debate sobre o legado social da Copa do Mundo da Fifa
Participação: Comitê Popular da Copa de São Paulo, Padre Júlio Lancelotti – Pastoral do Povo de Rua (aguardando confirmação), MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto), Comitê pela Desmilitarização da Polícia e da Política e MOPAT (Movimento Palestina para Todxs).
29/5
19h30 | Pátio do Museu da Cultura - debate sobre o papel das torcidas no atual momento de transformações no futebol profissional
Participação: Gabriel Uchida (fotógrafo), Chico Malfitani (jornalista e fundador dos Gaviões da Fiel), Alex Minduim (professor e membro dos Gaviões da Fiel), Rodrigo Barneschi (jornalista e membro da Mancha Verde), Irlan Simões (jornalista).
30/5
19h30 | Pátio do Museu da Cultura - Debate sobre a esfera amadora do futebol, a várzea, e a importância desses espaços na sociabilidade e constituição identitária de diversos grupos
Participação: Diana Mendes (mestre em História USP); Viny Rodrigues (mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP / Baruel FC); Rodrigo Chiquetto (mestrando em Antropologia USP/ NAU); André Leitão (historiador UFBA).
02/6
19h30 | Auditório da Biblioteca Nadir Kfouri - Abertura da 2ª parte da exposição fotográfica e exibição dos documentários: “Futebol na terra da rasteira” e “Copa América Alternativa - Hombre Nuevo”.
Participação: José Paulo Florenzano (professor do Departamento de Antropologia da PUC-SP e coordenador do curso de Ciências Sociais); Bruna Gottardo (Mestranda em Ciências Sociais da PUC-SP) e Thales Gomes (diretor do documentário “Futebol na terra da rasteira”)
Serviço
Exposição "Fora do jogo"
Local: PUC-SP – campus Monte Alegre (Rua Monte Alegre, 984 - Perdizes)
Biblioteca Nadir Kfouri: 02/06 a 07/07 – de segunda à sexta das 8h às 22hrs; sábado das 8h às 17h.
Museu da Cultura: de 28/5 a 27/6 – de segunda à sexta-feira das 14h às 19h.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Práticas de futebol alternativas ao “padrão Fifa” são tema de exposição em SP - Instituto Humanitas Unisinos - IHU