‘FT’ diz ter encontrado erros no livro de Piketty sobre desigualdade

Mais Lidos

  • Alessandra Korap (1985), mais conhecida como Alessandra Munduruku, a mais influente ativista indígena do Brasil, reclama da falta de disposição do presidente brasileiro Lula da Silva em ouvir.

    “O avanço do capitalismo está nos matando”. Entrevista com Alessandra Munduruku, liderança indígena por trás dos protestos na COP30

    LER MAIS
  • Dilexi Te: a crise da autorreferencialidade da Igreja e a opção pelos pobres. Artigo de Jung Mo Sung

    LER MAIS
  • Às leitoras e aos leitores

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

26 Mai 2014

O jornal britânico Financial Times diz ter encontrado "uma série de erros" nos cálculos que justificam as conclusões do livro Capital no Século XXI, do economista francês Thomas Piketty. O livro sustenta que houve um crescimento forte da desigualdade de renda nas últimas décadas.

A informação é publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo, 24-05-2014.

"O FT encontrou erros e inserções inexplicadas em suas planilhas", diz a reportagem. "O tema central do trabalho do prof. Piketty é o de que as desigualdades de riqueza estão voltando para níveis vistos pela última vez antes da Primeira Guerra Mundial. A investigação mina essa afirmação, indicando que há pouca evidência nas fontes originais do prof. Piketty que justifiquem a tese de uma parcela cada vez maior da riqueza total é controlada pelos poucos mais ricos", prossegue o texto.

Procurado pelo jornal, o economista disse que usou "um conjunto muito diverso e heterogêneo de fintes de dados, e foi necessário fazer vários ajustes nos dados crus. Não tenho dúvida de que minha série de dados históricos pode ser melhorada e será melhorada no futuro, mas eu ficaria muito surpreso se qualquer uma das conclusões substantivas sobre a evolução da distribuição de riqueza tiver sido muito afetada por esses melhoras"

Veja também: