Por: André | 17 Março 2014
Pouco antes das 11h30, o Papa Francisco, no ônibus em companhia da cúria romana, deixou a Casa Divino Mestre de Ariccia, onde passaram todos juntos uma semana no retiro espiritual de Quaresma na modalidade dos Exercícios Espirituais criados por Santo Inácio de Loyola, e voltou ao Vaticano. Uma pequena multidão o aguardava fora da Casa para saudá-lo.
Fonte: http://bit.ly/1npwjqn |
A reportagem é de Domenico Agasso Jr. e publicada no sítio Vatican Insider, 14-03-2014. A tradução é de André Langer.
Às 9h, todos escutaram a meditação final de Angelo De Donatis, o pároco romano que pregou os Exercícios Espirituais.
Ao agradecer-lhe por suas meditações, o Pontífice definiu, com seu senso de humor característico, a si mesmo e aos 82 participantes (cardeais e bispos) como “sindicato de fiéis”. “Gostaria de agradecer-lhe em meu nome e de todos – disse Francisco a De Donatis – por sua ajuda nestes dias, sua companhia e sua escuta... Nós, agora, voltamos para casa com uma boa semente: a semente da Palavra de Deus. Essa é uma boa semente. O Senhor mandará a chuva e esta semente crescerá. Crescerá e dará frutos. Agradecemos ao Senhor pela semente e pela chuva que nos mandará. Devemos também agradecer ao semeador. Porque ele foi o semeador, e sabe fazê-lo, sabe fazê-lo! Porque ele joga por aqui, joga por lá como sem se dar conta (ou fazendo como que não se dá conta), mas acerta no alvo, vai ao centro, dá no alvo. Obrigado por isto. E peço-lhe para continuar a rezar por este ‘sindicato de fiéis’; todos somos pecadores, mas, ao mesmo tempo, todos nós temos a necessidade de seguir Jesus mais de perto, sem perder a esperança nas promessas, e também sem perder o senso de humor e, às vezes, saudá-los de longe. Obrigado, padre”.
Enquanto isso, no Vaticano, na Capela Redemptoris Mater do Palácio Apostólico, o pregador da Casa Pontifícia, o padre Raniero Cantalamessa, pronunciou a primeira pregação da Quaresma. O tema das meditações é: Sobre os ombros de gigantes. As grandes verdades da nossa fé contempladas com os Padres da Igreja Latina. As quatro pregações seguintes serão nas sextas-feiras 21 e 28 de março, e 4 e 11 de abril.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
A cúria romana é um “sindicato de fiéis”, diz o Papa Francisco - Instituto Humanitas Unisinos - IHU