Nutricionista do comercial da Friboi pede desculpas

Mais Lidos

  • Zohran Mamdani está reescrevendo as regras políticas em torno do apoio a Israel. Artigo de Kenneth Roth

    LER MAIS
  • Os algoritmos ampliam a desigualdade: as redes sociais determinam a polarização política

    LER MAIS
  • “Os discursos dos feminismos ecoterritoriais questionam uma estrutura de poder na qual não se quer tocar”. Entrevista com Yayo Herrero

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

Por: Cesar Sanson | 14 Março 2014

Sociedade Vegetariana Brasileira recebeu pedido de desculpas: "não quis ofender, não escolho a fala da propaganda", afirmou a profissional por e-mail.

A reportagem é publicada por CartaCapital, 13-03-2014.  

Entre outubro e novembro de 2013, a Friboi veiculou comercial televisivo em que uma nutricionista afirma que "carne é essencial". A Sociedade Vegetariana Brasileira então acionou o Conar (Conselho de Autorregulação Publicitária), alegando que o comercial seria "enganoso". A SVB acionou ainda o Conselho Regional de Nutrição.

Segundo a Sociedade Vegetariana, "inúmeras publicações acadêmicas e e pareceres de instituições como a American Dietetic Association, carne não é ´essencial ´. O que é essencial é proteína, mas esta pode ser obtida (em quantidade adequada) de diversas fontes de origem vegetal".

Em resposta, a a nutricionista foi questionada e agora enviou à SVB um pedido de desculpas pelo ocorrido. Ao pedir "desculpas pela fala do comercial da Friboi", a nutricionista Roberta Ferreira alegou: "De maneira nenhuma quis ofender os vegetarianos, o que acontece é que eu não escolho a fala da propaganda". Na mensagem, ela disse ainda que estava "muito nervosa em fazer a cena", que não se atentou ao que estava escrito e que sabe que proteínas também estão presentes em fontes vegetais.

O Conar afirma ter instaurado um processo ético mas, até agora, não publicou nenhum parecer sobre o caso.

* Foto: Comercial em que Toni Ramos contracena com a nutricionista