27 Fevereiro 2014
Subiu para mais de 2 mil o número de famílias desabrigadas e desalojadas por causa da cheia do rio Madeira, em Rondônia. Só na região ribeirinha, como no médio e baixo Madeira, há mais de 300 famílias que aguardam resgate. A maioria está 'ilhada' no distrito São Carlos, segundo informou a Defesa Civil do Município de Porto Velho.
Foto: Portal Amazônia |
A reportagem foi publicada pelo portal Amazônia Real, 27-02-2014.
Nesta quarta-feira (26), o nível do rio Madeira atingiu 18,55 metros, mais de um metro acima da grande enchente de 1997: 17,52 metros. A previsão é de que o nível continue subindo podendo chegar a 19,15 metros, em março.
Foto: Portal Amazônia |
Um agravante, de acordo com Pimentel, é que as famílias resgatadas no médio e baixo Madeira são alojadas em abrigos na área urbana de Porto Velho e aumentam a demanda na cidade. Ele disse que voltou a chover em grande volume nas cabeceiras dos rios Beni e Madre de Dios e "essa água toda vem para Porto Velho. Tivemos uma pequena estiagem que não deu para que o nível do rio baixasse. E logo voltou a chover. [Se] Não fosse isso, o nível do rio não teria subido tanto nos últimos dias. Por isso, precisaremos de mais apoio e principalmente de logística para atender as famílias que terão que ser resgatada”.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Nível do rio Madeira ultrapassa em um metro cheia histórica de 1997 em Rondônia - Instituto Humanitas Unisinos - IHU