Padres irlandeses criticam bispos a propósito do questionário vaticano

Mais Lidos

  • "A ideologia da vergonha e o clero do Brasil": uma conversa com William Castilho Pereira

    LER MAIS
  • O “non expedit” de Francisco: a prisão do “mito” e a vingança da história. Artigo de Thiago Gama

    LER MAIS
  • A luta por território, principal bandeira dos povos indígenas na COP30, é a estratégia mais eficaz para a mitigação da crise ambiental, afirma o entrevistado

    COP30. Dois projetos em disputa: o da floresta que sustenta ou do capital que devora. Entrevista especial com Milton Felipe Pinheiro

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

19 Fevereiro 2014

A Associação dos Padres Católicos da Irlanda criticou os bispos irlandeses com relação aos resultados do questionário vaticano. Ela os critica pela sua atitude de sigilo, que provoca "especulações inúteis".

A reportagem é do sítio Katholische Presseagentur Österreich, 15-02-2014. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

Os padres consideram que é contrário ao espírito de abertura promovido pelo papa o fato de não disponibilizar publicamente os resultados do questionário. Muitas pessoas poderiam se perguntar se a sua opinião realmente foi transmitida ao Vaticano. A situação confirma mais uma vez que a Igreja Católica na Irlanda ainda tem que aprender a levar em consideração o valor da transparência, segundo a associação.

O Vaticano enviou no ano passado às conferências episcopais de todo o mundo uma lista de perguntas sobre os temas da família, em preparação a um sínodo dos bispos. Ao contrário do que ocorreu na Áustria e na Alemanha, os bispos irlandeses decidiram não publicar os resultados do questionário vaticano.