Celebração pelos 105 anos de dom Hélder Câmara

Mais Lidos

  • O economista Branko Milanovic é um dos críticos mais incisivos da desigualdade global. Ele conversou com Jacobin sobre como o declínio da globalização neoliberal está exacerbando suas tendências mais destrutivas

    “Quando o neoliberalismo entra em colapso, destrói mais ainda”. Entrevista com Branko Milanovic

    LER MAIS
  • Abin aponta Terceiro Comando Puro, facção com símbolos evangélicos, como terceira força do crime no país

    LER MAIS
  • A farsa democrática. Artigo de Frei Betto

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

Por: Jonas | 07 Fevereiro 2014

Uma missa hoje vai marcar os 105 anos do arcebispo emérito de Olinda e Recife, dom Hélder Câmara, nascido nesta data em 1909, na capital cearense, Fortaleza. A celebração será às 19h, na Igreja das Fronteiras, no bairro da Boa Vista, área central do Recife, também para comemorar os 30 anos de fundação do Instituto Dom Hélder Câmara (IDHeC). Depois o aniversário acabará com frevo, levado pelo Bloco Brinque na Paz, cujo mascote é um boneco gigante do sacerdote.

A reportagem é publicada pelo Jornal do Comércio, 07-02-2014.

Padre Lino Rodrigues Duarte, pároco da Igreja de Nossa Senhora de Fátima, em Olinda, vai ser o celebrante, representando o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido. A homilia, no entanto, será proferida pelo historiador belga e padre casado Eduardo Hoornaert. Ele reside há muitos anos no Brasil (atualmente na Bahia) e foi um grande colaborador de dom Hélder. Ensinou no extinto Instituto de Teologia do Recife (Iter), criado pelo arcebispo, e foi um dos fundadores da Comissão de Estudos da História da Igreja na América Latina (Cehila).

"Convidamos as pessoas para celebrarem conosco o aniversário de 105 de dom Hélder e os 30 anos do IDHeC, cuja missão é a de todos nós: semear a memória e o ideário evangélico do nosso profeta", diz a secretária executiva do instituto, Lúcia Moreira. Durante a missa haverá a participação dos corais da Capela Dourada e o Nossa Música.