Por: Caroline | 06 Janeiro 2014
O Financial Times também elogiou o papa Francisco (foto). Nestes dias de fim de ano, continuam e crescem novas expressões de apoio e admiração pelo Pontífice argentino, proclamado a “pessoa de 2013” pela revista norte americana Time. “Cuja honestidade e sinceridade são incomparáveis a qualquer outro líder mundial”, escreveu o periódico econômico inglês sobre o Pontífice.
A reportagem é de Domenico Agasso Jr, publicada por Vatican Insider, 02-01-2014. A tradução é do Cepat.
Fonte: http://goo.gl/9ZdJMC |
Durante este ano, ninguém atraiu mais a atenção das pessoas de todo o mundo como o Papa Francisco que, neste nove meses transcorridos desde sua eleição como pontífice, começou uma importante revisão acerca da orientação e da gestão do papado. Foi o que afirmou o Financial Times, que dedicou ao pontífice um editorial intitulado: “A excepcional figura de Francisco”, na qual destaca que o Papa está “desafiando o ‘status quo’ por diversas frentes”.
“É muito cedo para dizer se ele enfrentará a generalizada revolta popular pelos abusos sexuais dos curas ou se enfrentará as preocupações expressas pelos católicos acerca da rígida moral do Vaticano”, escreveu o jornal da cidade de Londres, todavia, ao longo do ano o Pontífice exerceu uma “fascinação imensa sobre os católicos e não católicos, de três maneiras”: com sua “modéstia pessoal”; com seu “tom e linguagem diferente” para tratar de questões relacionadas ao sexo e ao matrimonio; assim como para uma série de reformas na gestão da Santa Sé, que o permitiram adotar mudanças importantes e que já eram aguardadas por muitos.
Além dos “grandes desafios” que o esperam na Igreja Católica de hoje, acrescenta o Financial Times, o que mais chama a atenção para Francisco é a rapidez com que vem se tornando uma “figura de referência”. Muitos poderão não estar de acordo com sua crítica ao “capitalismo selvagem”, concluiu o Financial Times, mas ele “expressa suas preocupações e seus anseios com uma honestidade e uma sinceridade que são incomparáveis a qualquer outro líder mundial”.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
“Nenhum líder é tão honesto e sincero como o Papa”, diz o Financial Times - Instituto Humanitas Unisinos - IHU