Mais de dois milhões de pessoas foram ver o Papa nos primeiros nove meses de seu pontificado

Mais Lidos

  • “O capitalismo do século XXI é incapaz de atender às necessidades sociais da maioria da população mundial”. Entrevista com Michael Roberts

    LER MAIS
  • Zohran Mamdani está reescrevendo as regras políticas em torno do apoio a Israel. Artigo de Kenneth Roth

    LER MAIS
  • Guiné-Bissau junta-se aos países do "cinturão de golpes militares" do Sahel e da África Ocidental

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

Por: Caroline | 20 Dezembro 2013

Desde sua eleição, em março, mais de dois milhões de pessoas lotaram as audiências gerais do papa Francisco na Praça de São Pedro, quatro vezes o número de pessoas que assistiram às audiências do papa Bento, em todo ano de 2012.

A reportagem é publicada por Religión Digital, 19-12-2013. A tradução é do Cepat.

Fonte: http://goo.gl/F6cXZS

Na quarta-feira, o Vaticano disse que, desde a eleição, em 13 de março, do primeiro papa não europeu em 1.300 anos, havia emitido 1.548.500 entradas para as 30 audiências gerais celebradas todas as quartas por Francisco.

Disse, entretanto, que o número real era “muito maior”, visto que não são necessárias entradas para a parte de trás da praça, nem para as ruas adjacentes, onde ficam aqueles que não possuem o ticket. A área em que cabem cerca de 20 mil pessoas fica normalmente lotada durante as audiências de Francisco.

O Vaticano, nesta quarta-feira, não ofereceu dados comparativos, mas os dados divulgados no dia 4 de janeiro mostraram que foram emitidos 447 mil entradas para as 43 audiências gerais que o ex-papa Bento XVI celebrou em todo o ano de 2012.

O Papa, eleito na semana passada a personalidade do ano pela revista Time, tem atraído mais pessoas ao Vaticano em razão do seu estilo aberto, sensível e amistoso. Bento era mais reservado e muito menos espontâneo.

Francisco abandonou parte da parafernália que seus predecessores usavam. Dispensou os espaçosos apartamentos papais no Palácio Apostólico e optou por um pequeno apartamento em uma casa de hóspedes e se desloca em um carro normal, ao invés da limusine papal.

Francisco tem demonstrado que é imensamente popular com suas declarações que estimulam a Igreja a se aproximar dos pobres, a ser mais tolerante e a censurar menos.

O número daqueles que assistem às audiências gerais tem recorrentemente superado os 100 mil, obrigando a polícia a fechar o bulevar principal, que conduz ao Vaticano, para poder acomodar mais pessoas.

O jornal do Vaticano disse que Francisco telefonou para Bento para trocarem felicitações de Natal. Bento vive em um antigo convento no Vaticano e ostenta o título de Papa Emérito.

A prefeitura da Casa Pontifícia emite gratuitamente as entradas para as audiências, assim como para outros acontecimentos papais. São habitualmente distribuídas através de paróquias e instituições eclesiásticas.