O C-8 dos cardeais examina os dicastérios vaticanos

Mais Lidos

  • São Charles de Foucauld. O irmão universal, místico do silêncio no deserto

    LER MAIS
  • “O Papa Francisco está isolado. Nas redes sociais a ala tradicionalista da Igreja está muito mais viva”. Entrevista com Enzo Bianchi

    LER MAIS
  • Otimismo desaparece na Ucrânia às vésperas de mais um inverno de guerra

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

Por: André | 03 Dezembro 2013

Reunir-se-á a partir desta terça-feira, 03 de dezembro, e até a quinta-feira, com sessões de trabalho pela manhã e pela tarde, o C-8 dos cardeais – o conselho nomeado pelo Papa Francisco para que o ajudasse na reforma da cúria romana e no governo da Igreja universal. É o segundo encontro formal do “conselho” do Papa, coordenado pelo hondurenho Óscar Andrés Rodríguez Maradiaga e composto por Giuseppe Bertello (único italiano e único curial presente), Francisco Javier Errázuriz Ossa (único emérito do grupo), Oswald Gracias, Reinhard Marx, Laurent Monsengwo Passinya, Sean Patrick O’Malley e George Pell. A função do secretário é coberta pelo bispo de Albano, MarcelloSemeraro.

 
Fonte: http://bit.ly/1k1Axxj  

A reportagem é de Andrea Tornielli e publicada no sítio Vatican Insider, 02-12-2013. A tradução é de André Langer.

Nesta segunda sessão serão examinados o trabalho e as competências das congregações vaticanas (não dos Pontifícios Conselhos). Um tema que foi apenas tocado em outubro, devido ao tempo dedicado ao Sínodo e ao estudo sobre a possível reforma da Secretaria de Estado. O trabalho destes três dias (prevê-se que o Papa esteja presente em toda a reunião, exceto na quarta-feira pela manhã, dia da Audiência Geral) estará relacionado com o exame das propostas sobre os principais “ministérios” da Santa Sé.

Todavia, não foram analisadas em profundidade as possíveis fusões dos Pontifícios Conselhos, dos quais, além disso, já falaram alguns dos membros do C-8 em diferentes entrevistas. Os oito cardeais voltarão a se reunir em uma terceira ocasião nos dias 17 e 18 de fevereiro, antes do consistório, para a criação de novos cardeais, que Francisco celebrará no dia 22 do mesmo mês (festa da Cátedra de São Pedro). Isto significa que para essas datas se enviarão aos cardeais de todo o mundo algumas diretrizes para a reforma da cúria romana.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

O C-8 dos cardeais examina os dicastérios vaticanos - Instituto Humanitas Unisinos - IHU