Dom Tomás Balduíno está internado em estado grave

Mais Lidos

  • O Papa descreve o Concílio Vaticano II como a "estrela polar do caminho da Igreja" e apela ao progresso na "reforma eclesial"

    LER MAIS
  • “A memória sem cérebro desafia a associação quase automática entre memória e sistema nervoso central”, exemplifica o pesquisador

    Os mistérios mais atraentes da neurobiologia vegetal são os que questionam as categorias do pensamento moderno. Entrevista especial com Guilherme Soares

    LER MAIS
  • No capitalismo mafioso Nicolás Maduro veste Nike. Artigo de Ivana Bentes

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

06 Novembro 2013

Foto: http://migre.me/gyaau

O bispo de Goiás (GO), dom Eugênio Rixen, informou hoje, 5, que o bispo emérito de Goiás, dom Tomás Balduíno, encontra-se internado em estado grave na UTI do Hospital Doutor Domingos, em Ceres (GO).
"Estamos acompanhando diariamente qualquer alteração deste quadro e contamos com suas orações para o pronto restabelecimento do nosso amigo e profeta”, disse dom Eugênio.

A informação é publicada pelo Boletim da CNBB, 05-11-2013.

O trajeto episcopal de dom Tomás é marcado por uma atuação de luta pela cidadania e direitos humanos. Em 2006, recebeu o Prêmio de Direitos do Homem Dr. João Madeira Cardoso. No mesmo ano, recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Católica de Goiás por sua luta pela cidadania e direitos humanos.

Vida e missão

Natural de Goiás, dom Tomás estudou filosofia no seminário dos dominicanos em São Paulo.

Ordenou-se presbítero em 1948. Cursou Teologia em Saint Maximin, na França, onde concluiu o mestrado em 1950. É pós-graduado em Antropologia e Lingüística pela Universidade de Brasília em 1965.

Em 1966 foi eleito prelado coadjutor da Prelazia de Santissima Conceição do Araguaia, hoje diocese de Marabá. Foi ordenado bispo da diocese de Goiás em 26 de novembro 1967. 

Em 2008, recebeu o prêmio Reflections of Hope, da Oklahoma City National Memorial Foudation, como exemplo de esperança na solução das causas que levam tantas pessoas do mundo à situação de miséria.

Veja também: