29 Outubro 2013
Diante dos acontecimentos da diocese de Limburgo, na Alemanha, nestes dias se pensa instintivamente em um homem, cujo nome, na realidade, raramente é citado, mas que está intimamente ligado à Igreja de Limburgo: o antecessor do bispo Franz-Peter Tebartz-van Elst, ou seja, o bispo Franz Kamphaus, também ele proveniente da diocese de Münster.
A reportagem é de Klaus Nientiedt, publicada no sítio Konradsblatt-online.de, 23-10-2013. A tradução é de Moisés Sbardelotto.
A tragicidade dos eventos de Limburgo, soma-se o fato de que Franz Kamphaus era (e é) justamente um dos bispos mais estimados. Kamphaus viveu como bispo de maneira marcadamente modesta e próxima do povo – ele se contentava com alguns quartos do seminário. O seu lema episcopal é: "Anunciar o Evangelho aos pobres" (Lc 4, 18). Quando ele se aposentou, Kamphaus se mudou para um instituto para pessoas com deficiência na diocese de Limburgo.
Ele ficou famoso para além da sua diocese, principalmente pelo fato de ter sido favorável por mais tempo do que outros à forma da Schwangerschaftskonfliktberatung [1], da qual os bispos alemães – e no fim também ele – se dissociaram por ordens de Roma.
Nestes dias alguns se comportam como se Kamphaus houvesse buscado uma linha de separação de Roma. Aceitar essa ideia é um equívoco grosseiro da teologia e do modo de entender a Igreja do bispo emérito de Limburgo. Em afirmações como essas, por outro lado, se percebe como alguns, agora, tentam fazer com que se acredite que, no caso de Tebartz-van Elst, o problema não diz respeito às questões financeiras, mas sim à ortodoxia.
Agora que o Papa Francisco indica à Igreja o caminho de uma Igreja dos pobres, parece que estamos ouvindo justamente o bispo Kamphaus. Na Igreja alemã, ninguém pode dizer que esse anúncio já não foi ouvido com forte credibilidade da boca de um bispo.
Kamphaus também foi um dos primeiros a se perguntar se a Igreja alemã ainda era espiritualmente forte o suficiente para poder continuar levando adiante as suas inúmeras instituições. Não porque ele sonhasse com o pequeno rebanho que não quer sujar as mãos com as coisas do mundo, mas porque a ele importava e importa um perfil radicalmente em conformidade com o Evangelho.
Nota:
1 – Consulta às mulheres grávidas, incluindo a emissão, por parte dos consultores católicos, de atestados indispensáveis, segundo a lei alemã, para fazer um aborto nos primeiros três meses sem incorrer em sanções penais.