Por: André | 23 Outubro 2013
A Conferência dos Bispos dos Estados Unidos escolherá os sucessores dos atuais presidente e vice-presidente da entidade durante a Assembleia Geral anual que acontecerá em Baltimore, entre os dias 11 e 14 de novembro. O anúncio veio com um comunicado do episcopado estadunidense, no qual aparece a lista dos 10 candidatos, indicados pelos bispos, dentre os quais serão escolhidos os sucessores do cardeal de Nova York, Timothy Dolan, e do seu vice-presidente, o arcebispo de Louisville, Joseph E. Kurtz.
A reportagem é de Roberta Leone e publicada no sítio Vatican Insider, 22-10-2013. A tradução é de André Langer.
Os candidatos são o vice-presidente que está terminando seu mandato, o arcebispo Kurtz, o cardeal de Galveston-Houston, Daniel N. Di Nardo, os arcebispos Gregory M. Aymond, de Nova Orleans, Charles J. Chaput, da Filadélfia, José H. Gómez, de Los Angeles, William E. Lori, de Baltimore, Dennis M. Schnurr, de Cincinnati, Allen H. Vigner Vigneron, de Detroit, Thomas G. Wenski, de Miami, e o bispo de Spokane, Blase J. Cupich.
O estatuto da Conferência dos Bispos dos Estados Unidos estabelece que a eleição do presidente seja realizada antes da eleição do vice-presidente, que será escolhido dentre os nomes restantes da lista.
Caso nenhum dos candidatos obtiver mais da metade dos votos haverá uma segunda votação. No caso de haver um terceiro turno, a eleição será decidida entre os dois candidatos que tiveram o maior número de votos durante a segunda rodada.
Durante a assembleia, os bispos também escolherão o presidente da Comissão da Educação Católica e dos presidentes escolhidos das outras cinco comissões, além dos novos membros do conselho da Catholic Legal Immigration Network Inc. (CLINIC) e dos Catholic Relief Services (CRS).