22 Outubro 2013
Brasília recebe nos dias 21 e 22 de outubro o primeiro Workshop Inventário de Emissões da Copa do Mundo 2014. Promovida pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Ministério do Meio Ambiente (MMA) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a oficina vai capacitar agentes nas doze cidades-sede do megaevento para mapear as emissões de gases de efeito estufa (GEE) relativas à Copa – desde as intervenções para a preparação do evento até o deslocamento de torcedores durante a competição – que serão reunidas em um inventário.
A informação é divulgada pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), 21-10-2013.
A compilação dará base para iniciativas de redução e compensação, e também incluirá o inventário de emissões da Copa das Confederações. Os principais resultados esperados para os workshops são a qualificação de políticas públicas locais sobre mudanças climáticas, mais contribuições para a estratégia nacional de mitigação de emissões de GEE, o fortalecimento das iniciativas locais de compensação dessas emissões e transferência de conhecimento sobre inventários de emissões e medidas de compensação.
O workshop foi aberto por representantes das três entidades organizadoras e pelo Subsecretário de Saúde Ambiental do Governo do Distrito Federal, Luiz Maranhão. O Diretor Substituto de Licenciamento e Avaliação Ambiental do MMA, Couto Silva, ressaltou a importância de dimensionar o impacto socioambiental dos eventos e identificar oportunidades de redução e compensação. O Coordenador Geral de Mudança Global do Clima do MCTI, Gustavo Luedemann, comentou que o encontro reúne representantes dos setores público e do privado que detém a informação necessária para a produção do inventário. E o Oficial de Programa do PNUMA Saulo Andrade informou que a reunião tinha objetivo de nivelar o conhecimento para que todos possam dar a sua contribuição.
Os participantes no encontro em Brasília foram convidados pela Secretaria Extraordinária da Copa 2014 (Secopa) do Distrito Federal, identificados entre atores relevantes para o levantamento das informações para o inventário da Copa. Estavam presentes representantes de empresas de obras públicas, concessionárias de transporte coletivo, administradores do aeroporto e gestores do Estádio Nacional.
O roteiro do workshop conta com uma introdução sobre ciência e política do clima, além de apresentação dos tipos de inventários de GEE no primeiro dia. O segundo momento foca no roteiro elaborado para a Copa do Mundo e Copa das Confederações, estudos de caso estratégias para mitigação e compensação de gases de efeito estufa. Os dois dias são encerrados com dinâmicas de grupo.
O encontro de Brasília também teve a participação de integrantes do Grupo de Trabalho de Inventários do Núcleo de Articulação Federativa para o Clima, que reúne governos estaduais para colaborar com o Inventário Nacional de Emissões de Gases de Efeito Estufa, que terá sua terceira edição lançada no fim do ano que vem.
Após Brasília, o workshop será realizado em todas as demais cidades-sede da Copa do Mundo 2014. Natal receberá a oficina nos dias 24 e 25 de outubro, Cuiabá e Curitiba em 31 de outubro e 1 de novembro, Recife e Salvador em 4 e 5 de novembro, Fortaleza e São Paulo em 11 e 12 de novembro, Belo Horizonte e Porto Alegre em 18 e 19 de novembro, e Manaus e Rio de Janeiro em 21 e 22 de novembro.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Brasília recebe primeiro workshop sobre inventário de gases de efeito estufa da Copa do Mundo - Instituto Humanitas Unisinos - IHU