O papel da universidade na contemporaneidade em discussão

Mais Lidos

  • O Rito Amazônico toma forma a partir de baixo e das Igrejas locais

    LER MAIS
  • E se a IA e outras inovações estimulassem lógicas opostas às de mercado? Um sociólogo sustenta: mudança é possível – em especial em áreas como Trabalho e Educação. Mas é preciso superar a busca cega pela “eficiência” capitalista

    Em busca de uma técnica para o pós-capitalismo. Entrevista com Aaron Benanav

    LER MAIS
  • Milei está no fundo do poço de uma esquerda envelhecida. Artigo de Tarso Genro

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

24 Outubro 2013

faixa

Com o lançamento da 196ª edição, Cadernos IHU ideias publica a conferência proferida por P. Adolfo Nicolás, S.J., Superior-Geral da Companhia de Jesus, quando esteve, no mês de julho, na Unisinos.

Sob o título "A colaboração de Jesuítas, leigos e leigas nas Universidades confiadas à Companhia de Jesus: o diálogo entre humanismo evangélico e humanismo tecnocientífico" o texto disserta sobre a importância da colaboração entre jesuítas, leigos e leigas na construção e na realização da Missão da Companhia de Jesus e o impacto da revolução do conhecimento na universidade contemporânea.

Nicolás descreve três eixos que devem ser levados em conta no trabalho na universidade. 1) Aceitação da pluralidade; 2) Formação de uma comunidade entre religiosos e leigos que aprendam a conviver juntos; 3) Participação da mesma missão.

“De nossa parte, dos jesuítas, colocamos à disposição o que somos, nossa experiência espiritual, nossos recursos educacionais", assegura Padre Nicolás.

A versão impressa do caderno fpo distribuída nos campi da Unisinos para todos seus colaboradores no dia 11 de outubro de 2013 e sua versão em PDF poderá ser acessada no sítio a partir do dia 10 de novembro de 2013.

Aproveitando o ensejo do lançamento desta edição, O Instituto Humanitas Unisinos - IHU gostaria de convidar seus leitores a extender esta reflexão através de outras duas edições que possuem temas correlatos.

196capa 187capa 185capa 

(Para acessar a versões em PDF dos Cadernos IHU ideias, basta clicar nas capas acima).

Cadernos IHU ideias, 187ª edição

Os arranjos colaborativos e complementares de ensino, pesquisa e extensão na educação superior brasileira e sua contribuição para um projeto de sociedade sustentável no Brasil sob autoria de P. Marcelo F. de Aquino, SJ, professor do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e reitor da Unisinos.

Cadernos IHU ideias, 185ª edição

A identidade e a missão de uma universidade católica na atualidade de Stefano Zamagni, economista e professor da Universidade de Bolonha e vice-diretor da sede italiana da Johns Hopkins University.

Os Cadernos IHU ideias podem ser adquiridos diretamente no Instituto Humanitas Unisinos – IHU, no campus de São Leopoldo, ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Informações pelo telefone 55 (51) 3590 8247.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

O papel da universidade na contemporaneidade em discussão - Instituto Humanitas Unisinos - IHU