Mais de 2 milhões de mortes por ano são relacionadas à poluição

Mais Lidos

  • O celibato de Jesus: “O que o Papa disse me deixou com um enorme desacordo”. Artigo de Eduardo de la Serna

    LER MAIS
  • Os ataques aéreos permitidos contra alvos não militares e o uso de um sistema de inteligência artificial permitido ao exército israelense levam a cabo sua guerra mais mortífera em Gaza, revela uma investigação de +972 e Local Call

    Uma fábrica de assassinatos em massa

    LER MAIS
  • A nova extrema-direita e sua atração pela Bíblia e pelas religiões

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

31 Agosto 2013

A poluição do ar nos centros urbanos é um problema em diversos países e diminui em muito a qualidade de vida da população. Num estudo realizado pelo professor Jason West, da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, foi apontado que mais de dois milhões de pessoas morrem de forma prematura todos os anos, devido à males causados pela poluição do ar.

A informação é de Giovanni Tonussi e publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo, 30-08-2013.

O estudo analisou os danos dos principais poluentes na atmosfera, que são o ozônio e os material particulado. No caso do ozônio, ele é importante para nossa vida por barrar os raios ultravioleta, presente principalmente na estratosfera. O problema é que, quando ele vai atingindo camadas inferiores, pode causar danos sérios aos pulmões. Sozinho o ozônio responde por mais de 450 mil mortes prematuras por ano, considerando o mundo todo.

Já o material particulado é exatamente proveniente da queima de carvão e outros combustíveis, e ficam em movimento no ar sendo assim inaladas, o que é ruim para a saúde também dos pulmões. Nesse caso, está relacionado a 2 milhões de mortes por ano em todo o planeta.

Foi através de diversos modelos de computador que os pesquisadores chegaram a esse resultado, sendo que os estudos ainda mostraram que a situação é pior na China e na India, e também no Leste Europeu. Aqui na América Latina, alguns países apresentaram baixa na poluição, já que a principal causa eram as queimadas e elas vêm diminuindo com o passar dos anos.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Mais de 2 milhões de mortes por ano são relacionadas à poluição - Instituto Humanitas Unisinos - IHU