Por: Cesar Sanson | 30 Agosto 2013
O evento nacional da 5ª Semana Social Brasileira que foi precedida de dezenas de Semanas Sociais Diocesanas e Semanas Sociais Regionais inicia-se na próxima semana, em Brasília, de 02 a 05 de setembro de 2013.
O momento nacional pretende colher os debates realizados em todo o Brasil que discutiram o Estado que temos e o Estado que queremos.
A informação é de Cesar Sanson, sociólogo, assessor da Semana Social Brasileira.
A 5ª SSB iniciará com uma celebração que fará memória das quatros Semanas Sociais anteriores e na sequência cada Regional apresentará de forma celebrativa – com elementos lúdicos, festivos, dançantes, poéticos ou alimentares - os primeiros resultados de suas Semanas Sociais.
A metodologia da Semana pretende destacar os atuais desafios no enfrentamento com o Estado e as conquistas obtidas. Numa primeira mesa de debates serão apresentados os resultados dos “Impactados pelo Estado que temos”. Serão ouvidos depoimentos dos Comitês Populares da Copa, dos atingidos pelas mudanças sócio ambientais – MONADES, dos representantes dos povos tradicionais e do Movimento dos atingidos pelas atividades mineradoras.
Uma segunda mesa discutirá os impactos do Estado e os desafios a partir de temas específicos. Para cada tema haverá depoimentos de movimentos sociais e/ou pastorais: Educação (Fórum nacional da educação); Saúde (Fórum de defesa do SUS); Transporte (Movimento passe livre); Trabalho (Pastoral Operária); Juventude (Levante popular da juventude); Dívida pública (Jubileu); Questão agrária (MST/CPT). Após apresentação das mesas abrir-se-á manifestação da plenária – a fila do povo.
Serão realizadas ainda oficinas 11 temáticas que aprofundarão temas específicos: Estado e Direitos sociais (educação, saúde); Estado e Meio ambiente; Estado e Reforma urbana; Estado e Trabalho; Estado e Meios de comunicação; Estado, Divida publica e Reforma tributaria; Estado e Juventudes; Estado e Sociedade Civil (Marco regulatório); Estado e Territórios (comunidades tradicionais); Estado e Violência e Estado e Direitos Humanos. As oficinas serão o lugar para socializar as propostas em andamento na sociedade, no enfrentamento ao Estado que temos, em vista da construção do Estado que queremos.
A 5ª Semana Social Brasileira reveste-se de um caráter ainda mais importante na atual conjuntura porque acontece após as Jornadas de Junho de 2013 que sacudiram todo o país e manifestaram forte crise da democracia representativa.
Há uma expectativa de que a Semana Social possa contribuir para o fortalecimento das lutas dos movimentos sociais brasileiros e provoque a iniciativa de gestos concretos.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
5ª Semana Social Brasileira. Inicia o momento nacional - Instituto Humanitas Unisinos - IHU