5ª Semana Social Brasileira. Inicia o momento nacional

Mais Lidos

  • "Teologia de ganso": a arte de formar presbíteros impermeáveis à realidade. Artigo de Eliseu Wisniewski

    LER MAIS
  • A herança escravocrata dos setores poderosos da sociedade brasileira agrava a desigualdade e mantém o privilégio dos ricos

    O assalto do Banco Master foi contratado pelas elites financeira e política. Entrevista especial com André Campedelli

    LER MAIS
  • Júlio Lancellotti é calado nas redes enquanto padres conservadores discursam para milhões

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

Por: Cesar Sanson | 30 Agosto 2013

O evento nacional da 5ª Semana Social Brasileira que foi precedida de dezenas de Semanas Sociais Diocesanas e Semanas Sociais Regionais inicia-se na próxima semana, em Brasília, de 02 a 05 de setembro de 2013.

O momento nacional pretende colher os debates realizados em todo o Brasil que discutiram o Estado que temos e o Estado que queremos.

A informação é de Cesar Sanson, sociólogo, assessor da Semana Social Brasileira.

A 5ª SSB iniciará com uma celebração que fará memória das quatros Semanas Sociais anteriores e na sequência cada Regional apresentará de forma celebrativa – com elementos lúdicos, festivos, dançantes, poéticos ou alimentares - os primeiros resultados de suas Semanas Sociais.

A metodologia da Semana pretende destacar os atuais desafios no enfrentamento com o Estado e as conquistas obtidas. Numa primeira mesa de debates serão apresentados os resultados dos “Impactados pelo Estado que temos”. Serão ouvidos depoimentos dos  Comitês Populares da Copa, dos atingidos pelas mudanças sócio ambientais – MONADES, dos representantes dos povos tradicionais e do Movimento dos atingidos pelas atividades mineradoras.

Uma segunda mesa discutirá os impactos do Estado e os desafios a partir de temas específicos. Para cada tema haverá depoimentos de movimentos sociais e/ou pastorais: Educação (Fórum nacional da educação); Saúde (Fórum de defesa do SUS); Transporte (Movimento passe livre); Trabalho (Pastoral Operária); Juventude (Levante popular da juventude); Dívida pública (Jubileu); Questão agrária (MST/CPT). Após apresentação das mesas abrir-se-á manifestação da plenária – a fila do povo.

Serão realizadas ainda oficinas 11 temáticas que aprofundarão temas específicos: Estado e Direitos sociais (educação, saúde); Estado e Meio ambiente; Estado e Reforma urbana; Estado e Trabalho; Estado e Meios de comunicação; Estado, Divida publica e Reforma tributaria; Estado e Juventudes; Estado e Sociedade Civil (Marco regulatório); Estado e Territórios (comunidades tradicionais); Estado e Violência e Estado e Direitos Humanos. As oficinas serão o lugar para socializar as propostas em andamento na sociedade, no enfrentamento ao Estado que temos, em vista da construção do Estado que queremos.

A 5ª Semana Social Brasileira reveste-se de um caráter ainda mais importante na atual conjuntura porque acontece após as Jornadas de Junho de 2013 que sacudiram todo o país e manifestaram forte crise da democracia representativa.

Há uma expectativa de que a Semana Social possa contribuir para o fortalecimento das lutas dos movimentos sociais brasileiros e provoque a iniciativa de gestos concretos.