20 Agosto 2013
O papa tem 76 anos, mas com a vitalidade de um adolescente, como ficou evidente na última Jornada Mundial da Juventude. Talvez ele deva isso à sua assombrosa energia de um café da manhã "poderoso". Segundo fontes do Vaticano, o pontífice acompanha a refeição mais importante do dia com um suplemento de óleo de krill, um crustáceo antártico, rico em ômega 3 e enriquecido com vitamina D3, antioxidante.
A reportagem é do sítio do jornal Clarín, 17-08-2013. A tradução é de Moisés Sbardelotto.
O produto pode ser comprado na farmácia online Walgreens, dos Estados Unidos, e custa 26,99 dólares. Há outras variantes de óleo de salmão e óleo de chia, usados e recomendados pelos nutricionistas, porque também têm um ato conteúdo de ômega 3. A questão é: qual é o benefício de consumir esses suplementos?
Edgardo Ridner, ex-presidente da Sociedade Argentina de Nutrição, assinala que esse ácido graxo "melhora a memória, evita a deterioração cognitiva por causa do envelhecimento e previne a doença vascular. Hoje, indicamo-lo especialmente para a prevenção cardiovascular, para pessoas com colesterol muito alto, porque foi demonstrado que ele diminui os níveis, ou hipertensão".
"O ômega-3 provoca no corpo a fabricação de hormônios anti-inflamatórios. Isso ajuda a reduzir dores musculares e articulares", acrescenta Néstor Cardinali, químico e licenciado em alimentação, diretor do Grupo Cardinali. Outras vantagens que o especialista enumera é que ele evita a rigidez arterial, o que retarda o caminho para a aterosclerose e, em pessoas diabéticas, demonstrou-se que ele baixa a resistência à insulina.
"É um suplemento que todos deveriam tomar", resume Cardinali, que observa que só há contraindicação no caso de pessoas que consome medicamentos anticoagulantes.
No entanto, não seria melhor comer o óleo de peixe como tal? Ridner explica que o ômega 3 está presente em peixes de mar profundo, que não fazem parte da nossa alimentação diária. "A população argentina não consume muito peixe", admite. E acrescenta que, como fontes alternativas, surgiram esses suplementos de krill e de algas, que provavelmente serão comercializados no país em breve.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Krill: o segredo do Papa Francisco - Instituto Humanitas Unisinos - IHU