01 Agosto 2013
O presidente do PT, Rui Falcão, divulgou nota, ontem, em que pretende "desfazer informações desencontradas veiculadas nos últimos dias" e reafirmar a "parceria governamental e a aliança eleitoral prioritária com o PMDB". Além disso, diz Falcão, [o PT] "continua com a firme disposição de reeditar, em 2014, a chapa que nos levou à vitória em 2010, com a presidenta Dilma Rousseff e o vice-presidente Michel Temer".
A reportagem é de Cristian Klein e publicada pelo jornal Folha de S. Paulo, 01-08-2013.
A nota vem depois de declarações nas quais o governador petista do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, afirmou que a aliança entre o PT e o PMDB - fortalecida em 2006 após o escândalo do mensalão - "estaria superada". Genro disse que o PMDB tem sido "mais um problema do que uma solução" para a governabilidade, ao bloquear as principais propostas apresentadas ao Congresso pela presidente Dilma. O governador citou a renegociação da dívida dos Estados e a reforma tributária.
Na opinião do petista, os pemedebistas não fariam jus à quantidade de ministérios - cinco - que ocupam na Esplanada, já que, frequentemente, impediriam a aprovação de projetos estratégicos enviados pela Presidência da República.
Na entrevista ao jornal "O Globo", Tarso Genro afirmou ainda que teria um "candidato dos sonhos a vice" para ocupar o lugar de Temer, do PMDB, na chapa à reeleição de Dilma Rousseff.
O governador gaúcho é líder da corrente Mensagem ao Partido, cujo candidato à presidência do PT, nas eleições de novembro, é o deputado federal Paulo Teixeira, de São Paulo. O parlamentar concorrerá contra a reeleição de Rui Falcão, da tendência Novo Rumo, que é apoiada pela corrente majoritária Construindo um Novo Brasil (CNB).
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Rui Falcão rebate Genro e reafirma aliança com PMDB - Instituto Humanitas Unisinos - IHU