• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Fabricantes de carros populares festejam despojamento de Francisco

Mais Lidos

  • Opção preferencial pelos machos: masculinismo católico e os padres fitness. Artigo de Renan Dantas e Tabata Tesser

    LER MAIS
  • Uma grande comemoração nos 80 anos da vitória chinesa sobre o Japão e um encontro triangular são um ponto de virada para a nova configuração geopolítica. O início de uma nova era, marcada pela potência militar e a ascensão global da China

    O voo do dragão chinês. Começa uma nova era na ordem hegemônica mundial. Destaques da Semana no IHUCast

    LER MAIS
  • Quem são as feministas liberais que participam da nova direita argentina? O que elas leem e como integram esses livros à sua luta cultural? Quais são suas visões sobre aborto, identidades trans e o lugar do mérito na vida das mulheres? Nesta entrevista, as pesquisadoras Melina Vázquez e Carolina Spataro explicam as ideias e formas de ação desse feminismo

    Sim ao mercado, não ao patriarcado? Um retrato do feminismo de direita. Entrevista com Melina Vázquez e Carolina Spataro

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    23º Domingo do Tempo Comum – Ano C – Seguir Jesus um caminho exigente

close

FECHAR

Revista ihu on-line

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

A extrema-direita e os novos autoritarismos: ameaças à democracia liberal

Edição: 554

Leia mais

Arte. A urgente tarefa de pensar o mundo com as mãos

Edição: 553

Leia mais

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • Twitter

  • LINKEDIN

  • WHATSAPP

  • COMPARTILHAR

close CANCELAR

share

26 Julho 2013

Nos círculos do Vaticano, a expressão "efeito Francisco" se refere à maneira como esse papa famoso pelo seu ascetismo está reduzindo a pompa da Santa Sé, dispensando os carros de luxo e outras mordomias.

A reportagem é de Stacy Meichtry, publicada pelo The Wall Street Journal e reproduzida pelo jornal Valor, 25-07-2013.

Um grupo que está se beneficiando desse regime: os fabricantes de carros de preços acessíveis. Recentemente o papa provocou críticas ao passear pela ilha italiana de Lampedusa em um Ford Focus.

Esse golpe publicitário para a Ford Motor Co., que se deu no início do seu papado, já foi superado pela Fiat SpA. Na sua primeira viagem à América Latina, o primeiro papa do Novo Mundo gerou manchetes pela sua decisão de abandonar o papamóvel Mercedes-Benz blindado e escolher um Fiat Idea prata para seu percurso inaugural pelo Rio de Janeiro.

O trajeto terminou com uma já famosa "entrada errada" que deixou o papa preso no vagaroso trânsito carioca.

Imagens transmitidas pela TV do Fiat papal cercado por uma multidão de seguidores que pressionavam contra o carro e enfiavam a mão pelas janelas para cumprimentar o pontífice foram transmitidas para o mundo todo. Os repórteres que acompanhavam cada movimento do papa procuravam descobrir a marca e o modelo do carro que era o foco central da notícia. E a escolha do carro não foi nada casual.

Há anos as montadoras lutam para conseguir que o papa entre nos seus veículos - uma versão papal de marketing de produto.

Durante o papado de Bento XVI, alemão de nascimento, a BMW AG e a Daimler AG duelaram pelo direito de criar o papamóvel branco pérola de alta tecnologia. O Mercedes-Benz, da Daimler, venceu a disputa.

A Fiat é a maior fabricante de carros do Brasil, e o país é um dos seus maiores mercados. Com a Itália, o mercado doméstico da Fiat, atolada na crise econômica, a montadora passou a contar com o Brasil para gerar seus lucros trimestrais.

Quando a viagem do papa Francisco estava sendo planejada, autoridades da Fiat no Brasil entraram em contato com a Santa Sé. O Idea foi um dos quatro carros que a montadora emprestou ao papa para sua viagem ao Brasil.

"Durante nossas conversas com autoridades do Vaticano, eles analisaram toda a nossa gama de modelos brasileiros e preferiram o Idea, devido ao seu teto alto, grande espaço interno, facilidade para entrar e sair, grande área envidraçada e simplicidade", disse o porta-voz da Fiat, Richard Gadeselli, ao "The Wall Street Journal".

A versão do Fiat Idea usada pelo papa custa R$ 45,37 mil, observou Gadeselli, dizendo que o veículo é um "típico carro para a família" e "muito popular no Brasil".

O modelo só está disponível no Brasil, onde a Fiat já vendeu mais de 212 mil unidades desde seu lançamento, em 2005. Hoje ela vende cerca de 2,5 mil unidades por mês, segundo Gadeselli. Em outras palavras, o Fiat Idea se encaixa com a imagem do papa Francisco como um homem do povo.

Autoridades do Vaticano dizem que o papa ainda não encerrou suas atividades com a Fiat. Na terça-feira, responsáveis da Santa Sé pela viagem se reuniram com ministros brasileiros e chefes de segurança para modificar o itinerário do papa ontem. Entre as mudanças: o pontífice não usaria um Mercedes-Benz aberto para chegar até um hospital no Rio de Janeiro à noite. Em vez disso, seria fiel à Fiat.


  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados