22 Julho 2013
O alerta sobre as onças é feito no momento em que o parque passa por um debate visto por ambientalistas como uma nova ameaça: a possibilidade de reabertura da Estrada do Colono.
Com 18 quilômetros, ela cortava ao meio o Parque Nacional do Iguaçu, no oeste do Paraná. Foi fechada em 2001 por ordem da Justiça Federal, por ameaçar a integridade do parque e a segurança nacional pela proximidade da tríplice fronteira, entre Brasil, Argentina e Paraguai. Desde então, foi praticamente tomada pela vegetação nativa.
A reportagem é de Giovana Girardi e publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo, 21-07-2013.
Um projeto de lei do deputado federal Assis de Couto (PT-PR), que está na pauta da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara e deve ser votado em agosto, estabelece a reabertura como uma "estrada-parque". Segundo ele, "não poderá passar caminhão, não terá asfalto, os carros serão fiscalizados".
Para os pesquisadores que trabalham no local, a reabertura trará riscos ao ambiente. "Não há mais indícios de que havia uma estrada. A área foi recuperada. Se reabrir, vai dividir a unidade. Além de afetar a mata que ficará na borda, pode trazer todas as agravantes do fluxo de pessoas e mais caçadores", diz Ronaldo Morato, do ICMBio.
Um grupo de ONGs, entre elas SOS Mata Atlântica, WWF e Instituto Socioambiental, enviou uma carta à Unesco e à União Internacional para Conservação da Natureza, alertando para o perigo. O parque é reconhecido desde 1986 como Patrimônio Natural da Humanidade. "O autor do projeto aponta que a estrada promoverá preservação, educação ambiental e o desenvolvimento sustentável regional, enquanto estão amplamente compreendidos os impactos de estradas sobre áreas protegidas", escrevem.
A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, já disse que a proposta de reabertura é inaceitável. "Não é abrindo uma estrada, que não tem apelo turístico nenhum, que vamos viabilizar uma renda adicional para os municípios, segundo o argumento que se coloca."
Para Costa, a estrada tem um papel ambiental. "O crime só acontece porque as pessoas não passam por aqui, a fiscalização tem de dar uma volta enorme para chegar. A caça vai diminuir com a estrada. As pessoas vão se autofiscalizar", diz.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Projeto tenta reabrir estrada que corta parque ao meio - Instituto Humanitas Unisinos - IHU