Imprensa generaliza uso “episcopal anglicano” e confunde fiéis da IEAB

Mais Lidos

  • Para a professora e pesquisadora, o momento dos festejos natalinos implicam a escolha radical pelo amor, o único caminho possível para o respeito e a fraternidade

    A nossa riqueza tem várias cores, várias rezas, vários mitos, várias danças. Entrevista especial Aglaé Fontes

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

07 Junho 2013

A Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB) arrolou 24 congregações, dioceses, igrejas, paróquias e até mesmo uma província que usam a denominação anglicana ou episcopal em vão, pois recorrem a conteúdos e sites de autoridades da denominação oficial.

A informação é publicada pela Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação - ALC, 04-06-2013.

No Brasil, a Comunhão Anglicana tem um representante, por mais de 120 anos, que vem a ser a 19ª Província da IEAB e são seus símbolos de unidade o arcebispo de Cantuária, a Conferência de Lambeth, o Conselho Consultivo Anglicano e o Encontro dos Primazes.

O posicionamento da IEAB fez-se necessário depois de divulgação na imprensa que a polícia do Paraná está procurando um padre identificado como pároco de comunidade que se apresenta como Igreja Anglicana Tradicional, localizada em Campina Grande do Sul.

O padre é acusado de prática de estupro, maus tratos e exploração de trabalho infantil em orfanato do qual era diretor. Ele está foragido e nada tem a ver com a IEAB, alerta o comunicado oficial da igreja anglicana, lamentando que tal informação tenha semeado confusão entre fiéis.

Entre as organizações que são confundidas como integradas à IEAB constam a Diocese do Recife, a Catedral Anglicana de São Paulo, a Comunidade Anglicana de Curitiba, a Igreja Cristã Episcopal, a Igreja Anglicana Tradicional e a Província Anglicana Sagrado Coração.