25 Mai 2013
A Sophia University, a universidade jesuíta de Tóquio, no Japão, celebra este ano o centenário do seu nascimento.
A nota é de Marco Tosatti, publicada no blog San Pietro e Dintorni, 21-05-2013. A tradução é de Moisés Sbardelotto.
Em 1913, a convite do Papa São Pio X e apenas cinco anos depois do retorno da Companhia de Jesus ao Japão, a Sophia abriu as suas portas com 19 estudantes homens. O seu crescimento exponencial ocorreu após a guerra, com o início da coeducação em 1957 e também a admissão de estudantes estrangeiros. Mas isso se deveu principalmente ao empenho de mais de 100 jesuítas que foram ao Japão de mais de 20 países.
Sophia conta hoje com 12.300 alunos em oito faculdades e 12 escolas de especialização: 1.500 deles são estrangeiros. Trinta jesuítas lecionam lá, na maior parte japoneses, e a universidade é considerada uma das melhores das 13 universidades internacionais do Japão.
Para celebrar o centenário, irá ocorrer uma série de eventos culturais que irão sublinhar o caráter católico e internacional da universidade.
Este ano, em três cidades japonesas (Tóquio, Osaka, Kyoto) será apresentada uma obra focada na fé do mártir japonês do século XVII, Gratia Hosokawa.
Em Washington, nos EUA, nos dias 9 e 10 de setembro, haverá um simpósio conjunto com a Georgetown University.
Outro simpósio, com as universidades de Colônia e de Luxemburgo, irá ocorrer no dia 27 de setembro em Colônia, na Alemanha.
No dia 7 de dezembro, em Tóquio, será realizado um simpósio internacional sobre as universidades da Companhia na Ásia Oriental.
No próximo ano, em março, será realizado em Roma um simpósio conjunto com a Universidade Gregoriana.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Sophia University, 100 anos - Instituto Humanitas Unisinos - IHU