Por: Jonas | 17 Mai 2013
O papa Francisco premiou, nesta segunda-feira (13/05), o reitor da Universidade Católica Argentina (UCA), o sacerdote Víctor Manuel Fernández (foto), com o título de “arcebispo”. Por ele, o então cardeal Jorge Bergoglio precisou interceder ao Vaticano para que, em 2011, pudesse assumir esse cargo que exercia dois anos antes.
A reportagem é publicada no sítio Religión Digital, 13-05-2013. A tradução é do Cepat.
Fonte: http://goo.gl/uvvMp |
A informação da nomeação deste teólogo, de 54 anos, foi confirmada oficialmente em Roma e Buenos Aires. Aqui (na Argentina), foi anunciada pelo núncio apostólico dom Paul Tscherrig, por meio da agência católica AICA. Fernández é o quinto reitor da UCA, uma instituição criada há 54 anos e que hoje conta com 21.000 alunos.
Em maio de 2011, ao assumir formalmente o cargo, Fernández apresentou seu projeto institucional, cujos eixos foram: identidade e espírito, integração, ensino e formação, pesquisa, presença pública e diálogo com a cultura.
“Em meio a este mundo que nos remata na busca de comodidades e interesses mesquinhos, que nos isola e que também a nós crentes sufoca, atrevamo-nos a recuperar o sonho da fraternidade aberta, do reconhecimento do outro, do serviço generoso e gratuito, da saída de si, da missão esperançada”, então, sublinhou.
Apesar do fato de que Fernández atuava como reitor “ad interim”, desde o dia 15 de dezembro de 2009, e de que sua nomeação foi aprovada pela Conferência Episcopal Argentina, objeções da Congregação para a Doutrina da Fé, do Vaticano, impediram que, antes, ele prestasse o juramento de prática.
Fontes universitárias explicaram que essa “trava” ocorreu porque setores leigos locais fizeram chegar suas concepções aos corredores da Cúria Romana. “A Roma chega, o que a Roma vai”, recordaram.
As demoras na aprovação pontifícia obrigaram, inclusive, o próprio cardeal Bergoglio, em janeiro passado, na condição de grande chanceler da UCA, a fazer esforços no Vaticano para destravá-la, oportunidade na qual a cúpula episcopal também se reuniu com o então papa Bento XVI.
Fernández substituiu dom Alfredo H. Zecca, que exerceu a reitoria durante dois períodos, a partir de 1999.
Hoje, a UCA tem 21.000 alunos em 16 faculdades e em outros centros que a universidade possui em Mendoza, Paraná, Rosario e Pergamino. Tem 3.300 docentes e em suas salas se formaram 53.000 graduados.
Além disso, reúne sete institutos de pesquisa e extensão, entre os quais se destacam os de Bioética, Comunicação Social, Matrimônio e Família, Ciência Política e Relações Internacionais, entre outros, além da Escola de Negócios e outros centros de pós-graduação.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Reitor é nomeado arcebispo - Instituto Humanitas Unisinos - IHU