Vaticano divulga comunicado sobre a avaliação doutrinal da LCWR

Mais Lidos

  • Como o Papa Francisco está tentando “feminilizar” a Igreja

    LER MAIS
  • “Os maus-tratos aos animais é uma expressão do mal e da nossa incapacidade de aceitar os outros”. Entrevista com Corine Pelluchon

    LER MAIS
  • Israel-Palestina. Um soldado se sacrifica e um primeiro-ministro renuncia: o genocídio em Gaza provoca ações desesperadas

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

08 Mai 2013

Publicamos aqui o comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé sobre a colaboração entre a Congregação para a Doutrina da Fé e a Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica.

A nota foi publicada no sítio da Santa Sé, 07-05-2013. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

Eis o texto.

A Congregação para a Doutrina da Fé e a Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica vem colaborando há algum tempo em uma visão teológica renovada da Vida Religiosa na Igreja. A preocupação da Santa Sé, manifestada em parte na Avaliação Doutrinal da Leadership Conference of Women Religious nos Estados Unidos, é motivada por um desejo de apoiar a nobre e bela vocação dos Religiosos para que o testemunho eloquente da Vida Religiosa possa prosperar na Igreja em benefício das futuras gerações.

As iniciativas da Santa Sé nessa área estão preocupadas principalmente com a fé da Igreja e a sua expressão na Vida Religiosa. A fé da Igreja – no plano amoroso do Pai que enviou o seu Filho para ser o nosso Salvador, na inspiração da Sagrada Escritura, no dom da graça através dos Sacramentos, na natureza da Igreja guiada pelo Espírito Santo –, essa fé está no coração dos Conselhos Evangélicos. Ela motiva a paixão pela justiça compartilhada por tantos Religiosos e Religiosas, e busca ser sempre expressada na caridade ativa para com os mais necessitados.

Comentários recentes da mídia sobre considerações feitas no domingo, dia 5 de maio,  durante a Assembleia Geral da União Internacional das Superioras Gerais por parte do cardeal João Braz de Aviz, prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada, sugeriram uma divergência entre a Congregação para a Doutrina da Fé e a Congregação para os Religiosos em sua abordagem para a renovação da Vida Religiosa. Tal interpretação das considerações do cardeal não se justifica. Os prefeitos das duas Congregações trabalham intimamente juntos de acordo com suas responsabilidades específicas e têm colaborado durante todo o processo da Avaliação Doutrinal da LCWR.

O arcebispo Gerhard Müller, prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, e o cardeal Braz de Aviz se reuniram ontem [dia 6] e reafirmaram o seu compromisso comum com a renovação da Vida Religiosa e em particular com a Avaliação Doutrinal da LCWR e o programa de reforma que ela requer, em concordância com os desejos do Santo Padre.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Vaticano divulga comunicado sobre a avaliação doutrinal da LCWR - Instituto Humanitas Unisinos - IHU