Francisco telefona para Capovilla, ex-secretário de João XXIII

Mais Lidos

  • A ideologia da Vergonha e o clero do Brasil. Artigo de William Castilho Pereira

    LER MAIS
  • Juventude é atraída simbolicamente para a extrema-direita, afirma a cientista política

    Socialização política das juventudes é marcada mais por identidades e afetos do que por práticas deliberativas e cívicas. Entrevista especial com Patrícia Rocha

    LER MAIS
  • Que COP30 foi essa? Entre as mudanças climáticas e a gestão da barbárie. Artigo de Sérgio Barcellos e Gladson Fonseca

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

02 Abril 2013

Na noite dessa segunda-feira, 01-04-2013, antes da janta, o Papa Francisco telefonou pessoalmente para Dom Loris Capovilla, ex-secretário de João XXIII, em Camaitino Sotto il Monte. O Papa Francisco – contam na comitiva do prelado idoso (de 98 anos) – telefonou para agradecer por ter recebido o opúsculo preparado para o Ano da Fé por Capovilla.

A nota é de Marco Tosatti, publicada no blog San Pietro e Dintorni, 02-04-2013. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

Na capa está a foto de uma famosa medalha, cunhada por Manzù para a abertura do Concílio Vaticano II. Representa o Papa João XXIII com o cardeal Rugambwa e contém a inscrição "Una, Sancta, Catholica, Apostolica". Logo abaixo um trecho de Isaías e do Apocalipse: "As coisas de antes passaram. Eis que faço novas todas as coisas".

Capovilla ficou emocionado, depois contou: "Eu sentia a respiração do papa ao telefone. Ele me disse: 'Eu o vejo com os olhos do coração. Cada palavra que o senhor escreveu é tão preciosa quanto uma homilia'. O papa continuou: 'Eu sei pelo cardeal Comastri, e sinto pela voz, que o seu espírito é jovem. Isso é o que importa'". Foi o cardeal Angelo Comastri, arcipreste de São Pedro, que entregou ao papa o opúsculo de Dom Capovilla.

O Papa Francisco disse depois a Capovilla que gostaria de encontrá-lo pessoalmente, e o idoso prelado, que não vai a Roma desde o tempo da beatificação do Papa Roncalli, prometeu uma visita em um futuro próximo.

Falara-se de Loris Capovilla nas últimas semanas, porque ele havia mencionado um memorando que Bento XVI teria escrito para o Papa Francisco. A Santa Sé desmentira, mas no encontro entre Francisco e Bento XVI as imagens mostravam uma caixa cheia de documentos e um grande envelope branco lacrado.