06 Março 2013
Tá difícil!
"Essa data (do Conclave) está difícil de sair" - Raymundo Damasceno, cardeal arcebispo de Aparecida – sítio G1, 06-03-2013.
Não estamos prontos!
"Não é um problema de regras. Mesmo se todos os cardeais eleitores estivessem já em Roma, eu não gostaria de entrar em conclave neste momento. Por uma razão muito simples: não estamos ainda prontos" - Francis George, cardeal arcebispo de Chicago - La Stampa, 06-03-2013.
"Ainda há muitas questões que precisam ser discutidas" - Francis George, cardeal arcebispo de Chicago - La Stampa, 06-03-2013.
Tempo
"É verdade que na Páscoa queremos estar nas nossas dioceses, mas estamos fazendo um escolha histórica e devemos tomar todo o tempo necessário para isto" - O'Malley, cardeal arcebispo de Boston, EUA – La Stampa, 06-03-2013.
Dentro ou fora?
"É verdade que existem duas escolas de pensamento. A primeira, sustenta que como os problemas da Igreja nascem da Cúria, devemos optar por um líder externo. A segunda, ao contrário, responde que é preciso procurá-lo dentro da Cúria, já que a tarefa do novo Papa será a de reformá-la" - O'Malley, cardeal arcebispo de Boston, EUA – La Stampa, 06-03-2013.
Preocupação
“Claramente, os cardeais que estão vindo de fora estão preocupados com todas as histórias que estão lendo (na imprensa) sobre VatiLeaks, as divisões, e que mostram uma burocracia fora de controle” – Thomas Reese, jesuíta, jornalista – O Globo, 07-03-2013.
Limpeza
“Eles estão se perguntando o que está acontecendo. Querem um Papa que tenha habilidade para fazer uma limpeza na Cúria” – Thomas Reese, jesuíta, jornalista – O Globo, 07-03-2013.
Perguntas
“Até alguns cardeais de dentro da Cúria vão dizer que querem reforma. A dificuldade é o que essa palavra significa. Para os que estão dentro do Vaticano, quer dizer: como posso obter mais poder, e os meus inimigos, menos?” – Thomas Reese, jesuíta, jornalista – O Globo, 07-03-2013.
Potência
“Contam que o Stalin, avisado de que determinada decisão iria desagradar ao Vaticano, teria perguntado “E quantas divisões tem o papa?”. Descontando-se a Guarda Suíça, que só existe para fins decorativos, o papa, como se sabe, não tem tropas. Mas o Stalin se espantaria com a demonstração de poder do Vaticano dada pela cobertura da renúncia do Papa e das especulações sobre o seu sucessor. Páginas e páginas de jornal, horas e horas de televisão – um triunfo de potência desarmada. A União Soviética tinha as divisões. Não tinha as relações públicas da Igreja” – Luís Fernando Verissimo, escritor – Zero Hora, 07-03-2013.
Revide
"Meus direitos como ser humano foram tolhidos. Fui arranhado, agredido, tive a mãe e a minha família xingadas. Mas meu espírito cristão me impede de revidar" - Marco Feliciano, deputado federal - PSC-SP – ao enfrentar a resistência de grupos de defesa de minorias - que o consideram "racista" e "homofóbico" – como presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara – Folha de S. Paulo, 07-03-2013.
Fundamentalista
"Não podemos deixar um fundamentalista assumir a comissão de Direitos Humanos" – Domingos Dutra, deputado federal – PT-MA – atual presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara – Folha de S. Paulo, 07-03-2013.
Guerra santa
“O líder do PMDB, Eduardo Cunha (RJ), avisou o PT que não aceitará veto à escolha de Marco Feliciano (PSC-SP) para a Comissão de Direitos Humanos. Diante da resistência interna, o líder petista José Guimarães (CE) lembra que a sigla abriu mão da comissão” - Vera Magalhães, jornalista - Folha de S. Paulo, 07-03-2013.
Agenda menor
“Com baixa densidade programática, e baseados em uma visão de curto prazo que prioriza a conquista e manutenção do poder, os partidos tradicionais rifam a "agenda menor" de garantia de direitos por apoio em outros temas prioritários, como macroeconomia e investimentos públicos” – Alexandre Ciconello, cientista político, advogado e membro do Inesc (Instituto de Estudos Socioeconômicos) – Folha de S. Paulo, 07-03-2013.
“Há uma crença, curiosamente não confirmada pela ciência política, de que a aliança com esses grupos é fundamental para a conquista do Poder Executivo” – Alexandre Ciconello, cientista político, advogado e membro do Inesc (Instituto de Estudos Socioeconômicos) – Folha de S. Paulo, 07-03-2013.
Tô fora
“Presidente da CUT e crítico do julgamento do mensalão, Vágner Freitas driblou o encontro de dirigentes de centrais sindicais ontem com Joaquim Barbosa durante a Marcha dos Trabalhadores” – Vera Magalhães, jornalista – Folha de S. Paulo, 07-03-2013.
Picuinha
“Para fustigar Gleisi Hoffmann (Casa Civil), a Força Sindical buscará aproximação com Beto Richa (PSDB), potencial adversário da petista na disputa pelo governo paranaense em 2014. O tema será a MP dos Portos e os reflexos em Paranaguá” – Vera Magalhães, jornalista – Folha de S. Paulo, 07-03-2013.
Deus
"Temos de entender as decisões de Deus. Muita gente não agradece o que Chávez fez. Isso é para que a gente aprenda" - Esperanza Zuloaga, motorista, 52 anos – Folha de S. Paulo, 07-03-2013.
Sem ameaça
“A economia do país (Venezuela) apresenta uma série de distorções e problemas, incluindo escassez recorrente de bens diversos, e alguns deles estão relacionados ao sistema de taxa de câmbio. Mas nenhum dos problemas representa uma ameaça sistêmica à economia, do modo como, por exemplo, as bolhas imobiliárias nos EUA, no Reino Unido, na Espanha e em outros países representaram em 2006” – Mark Weisbrot, codiretor do Centro de Pesquisas Econômicas e Políticas, em Washington, e presidente da Just Foreign Policy – Folha de S. Paulo, 07-03-2013.
Crescimento
“Apesar dos desejos em contrário tão fortemente representados na mídia, é provável que a economia da Venezuela continue a crescer por muitos anos ainda, pelo menos enquanto o governo continuar a apoiar o crescimento e o emprego” – Mark Weisbrot, codiretor do Centro de Pesquisas Econômicas e Políticas, em Washington, e presidente da Just Foreign Policy – Folha de S. Paulo, 07-03-2013.
Socialismo do século XXI
“O socialismo do século XXI de Hugo Chávez é menos socialista que o do século XX, se por socialismo se entender a estatização dos meios de produção. É o que mostra o Banco Central da Venezuela: o reinado de Chávez aumentou, sim, a participação do Estado na economia, mas o setor privado ainda responde por 58,2% do Produto Interno Bruto. O Estado avançou de 35%, quando Chávez assumiu, em 1999, para 41,8% em 2012” – Clóvis Rossi, jornalista – Folha de S. Paulo, 07-03-2013.
Esteira
“E amigos brasileiros de Chávez diziam ontem que a morte do líder venezuelano choca especialmente por seu estilo de vida saudável. Ele não bebia, não fumava e adotava rotina rigorosa de exercícios físicos” – Mônica Bergamo, jornalista – Folha de S. Paulo, 07-03-2013.
8 bilhões de DVDs
“O tráfego de dados pela internet explodiu em anos recentes. Estima-se que a cada mês de 2012 tenha circulado pela rede mundial conteúdo equivalente a mais de 8 bilhões de DVDs. Menos de 4% disso foi enviado por aparelhos móveis, como celulares e tablets, mas o volume de bits transferido por eles deverá mais que decuplicar nos próximos cinco anos” – editorial “Sem serviço na Copa” – Folha de S. Paulo, 07-03-2013.
‘Georgia on my mind’
“A edição de ontem do “Atlanta Journal-Constitution” publicou que Edir Macedo, chefe da Igreja Universal e dono da Record, é um dos nove moradores bilionários da Georgia, estado americano. Segundo a “Forbes”, o religioso tem um patrimônio estimado em US$ 1,1 bilhão” – Ancelmo Gois, jornalista – O Globo, 06-03-0213.
Atravessou o Rubicão
“Tem gente do governo que se convenceu de vez que Eduardo Campos é candidato para valer em 2014, depois que o governador contratou o marqueteiro Duda Mendonça” – Ancelmo Gois, jornalista – O Globo, 06-03-0213.
Elefante na sala
“No Brasil, nos acostumamos a conviver com elefantes na sala. Exemplo: só quase 30 anos depois do fim do período de exceção inaugurado em 1964 uma comissão começa a procurar a verdade sobre o que realmente aconteceu durante o período. Por quase 30 anos este elefante específico não mereceu atenção e viveu entre nós como um parente apenas vagamente incômodo. A tal comissão não vai punir, antes tarde do que nunca, os desmandos da época. Os criminosos de então estão anistiados, mesmo identificados não sofrerão castigo ou sequer reprimendas da sua própria corporação. Mas pelo menos o elefante está sendo reconhecido. E citado” – Luís Fernando Verissimo, escritor – Zero Hora, 07-03-2013.
Marco regulatório
“Recusar o debate sobre um novo marco regulatório só porque a ideia foi abraçada pelo PT é um erro primário. Estamos falando aqui de uma necessidade estrutural do mercado e da democracia, não de uma bandeira de esquerda. Se alguns se aproveitam dessa necessidade para pedir censura, cabe aos democratas de qualquer partido esclarecer, limpar o terreno e propor a modernização necessária. Que já tarda” - Eugênio Bucci, jornalista e professor da ECA-USP e da ESPM – O Estado de S. Paulo, 07-03-2013.
Estilo Dunga
“Que diabos está acontecendo com Joaquim Barbosa? Nem o Felipão trata mais a imprensa desse jeito, caramba! Será que já brigou com a namorada de Rondônia?” – Tutty Vasques, humorista – O Estado de S. Paulo, 07-03-2013.
Focas de luto
“As focas da Patagônia estão desoladas! Vinham se preparando há um tempão para conhecer Dilma Rousseff e, em virtude da morte de Hugo Chávez, a presidente cancelou a viagem que faria hoje àquela região da Argentina. A boa notícia para a fauna local é que Cristina Kirchner também não vai a El Calafate! Parece que as focas não vão com a cara dela!” – Tutty Vasques, humorista – O Estado de S. Paulo, 07-03-2013.