17 Fevereiro 2013
Bem
"Renunciei pelo bem da Igreja e também dos meus sucessores" - Bento XVI - Corriere della Sera, 17-02-2013.
Inteligente ou que ouça inteligentes
“Nos dois últimos conclaves, os cardeais elegeram o mais inteligente entre eles. Queremos continuar com isso ou eleger alguém que ouça às demais pessoas inteligentes na Igreja? Um problema de eleger alguém inteligente como o cardeal Joseph Ratzinger, ou mesmo como João Paulo II, é que seus subordinados relutam em desafiá-lo. Se você acha que alguém é a pessoa mais inteligente do mundo, não o questiona, e não o protege dele mesmo. Isso colocou Bento XVI em enrascadas” – Thomas Reese, teólogo e padre jesuíta americano, pesquisador do Centro Teológico Woodstock na Universidade de Georgetown, Washington – Folha de S. Paulo, 18-02-2013.
Falou demais
“Ao reconhecer que uma ala do PT defende a troca de Michel Temer por Eduardo Campos em 2014, como ventilou o ex-presidente Lula, Gilberto Carvalho irritou o vice-presidente da República. Temer se queixou das declarações do ministro da Secretaria-Geral da Presidência à própria Dilma” – Vera Magalhães, jornalista – Folha de S. Paulo, 18-02-2013.
Quaresma
“Para evitar novos desgastes com o PMDB, principal sócio da aliança petista, emissários do Planalto confirmam que Carvalho foi aconselhado a se abster de comentar a política partidária” – Vera Magalhães, jornalista – Folha de S. Paulo, 18-02-2013.
Nem um passo atrás
"Nem um passo atrás. Ou mudamos o país agora, ou não o mudamos mais" – Rafael Correa, presidente reeleito do Equador – Folha de S. Paulo, 18-02-2013.
Pequena e grande
"Estamos cumprindo o sonho da pátria pequena, o Equador, e da pátria grande, a América Latina. Aqui já não mandam mais os países poderosos, os meios de comunicação. Aqui manda o povo equatoriano” – Rafael Correa, presidente reeleito do Equador – Folha de S. Paulo, 18-02-2013.
Magistrados trabalham menos
“Resultado, nas contas de Joaquim Falcão, professor de direito constitucional da Fundação Getúlio Vargas (RJ): o magistrado trabalha, em geral, cerca de 20% a menos que um servidor público e cerca de 30% a menos que um trabalhador de carteira assinada na iniciativa privada” – editorial “Injustiça nas férias” – Folha de S. Paulo, 18-02-2013.
Frases do domingo
Já começou!
"O conclave já começou" - um cardeal latino-americano, referindo-se às reuniões em discretos restaurantes de Roma e apartamentos privados – O Estado de S. Paulo, 17-02-2013.
Conservador
"Será um outro Papa conservador. Talvez o último antes de uma grande explosão na Igreja” - Cormac Murphy-O’Connor, cardeal, arcebispo emérito de Londres, em entrevista concedida ao jornal inglês The Telegraph - Vatican Insider, 17-02-2013.
Juízo Final
"Há quem tema o que vai ocorrer quando todos se sentarem diante da pintura do Juízo Final na Capela Sistina" - um cardeal latino-americano – O Estado de S. Paulo, 17-02-2013.
Espelho
“A renúncia do papa Bento XVI colocou a Igreja diante do espelho” – Marco Politi, vaticanista – O Estado de S. Paulo, 17-02-2013.
Conversa e diálogo
"Que o sucessor de Bento XVI seja um homem de conversa e de diálogo, um pastor disposto a enfrentar e acolher os grandes problemas do mundo, a começar pelas desigualdades sociais" - José Belisário da Silva, arcebispo de São Luís (MA) e vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) – O Estado de S. Paulo, 17-02-2013.
Teorias conspiratórias
“Parece mais fácil entender o mistério da Santíssima Trindade do que compreender o que aconteceu na Igreja Católica. Como não há uma cobertura sistemática de religião e a situação da renúncia é quase inédita (a última ocorreu há quase 600 anos), pululam teorias conspiratórias em que mal se entende quais são os lados em disputa” – Susana Singer, jornalista, ombudsman – Folha de S. Paulo, 17-02-2013.
Lógica interna
“O jornal (Folha de S. Paulo) precisa fazer um esforço para entender a lógica interna da Igreja” – Susana Singer, jornalista, ombudsman – Folha de S. Paulo, 17-02-2013.
Nova geração
"Há uma nova geração na cúpula da Igreja Católica brasileira" – Kenneth Serbin, autor do livro "Diálogos na Sombra", sobre as relações entre a igreja e militares durante a ditadura – Folha de S. Paulo, 17-02-2013.
Bispos fortes
"Dom Paulo Evaristo Arns, dom Hélder Câmara, entre outros bispos fortes, foram ordenados numa época de abertura da igreja. Apenas [o cardeal] dom Cláudio Hummes pertence a essa geração anterior. Os bispos mais jovens foram nomeados no papado de João Paulo II e Bento XVI” – Kenneth Serbin, autor do livro "Diálogos na Sombra", sobre as relações entre a igreja e militares durante a ditadura – Folha de S. Paulo, 17-02-2013.
Sem liderança
"Nos anos 1960 e 1970, era atuante, criava a Teologia da Libertação e estava à frente da igreja mundial. Hoje não se vê mais essa liderança" – Kenneth Serbin, autor do livro "Diálogos na Sombra", sobre as relações entre a igreja e militares durante a ditadura – Folha de S. Paulo, 17-02-2013.
Mudanças
"Mudou a história do mundo, a história do Brasil, e eles lidam com desafios diferentes. Nos anos 1960, ninguém falava de homossexualismo” – Kenneth Serbin, autor do livro "Diálogos na Sombra", sobre as relações entre a igreja e militares durante a ditadura – Folha de S. Paulo, 17-02-2013.
Um novo partido
"Nem direita, nem esquerda. Estamos à frente" – Marina Silva, ex-ministra do Meio Ambiente, descrevendo o novo partido que está organizando – Folha de S. Paulo, 17-02-2013.
Posição
"Nem oposição, nem situação. Precisamos de posição" – Marina Silva, ex-ministra do Meio Ambiente, descrevendo o novo partido que está organizando – Folha de S. Paulo, 17-02-2013.
"Se Dilma estiver fazendo algo bom, vamos apoiar. Se não, não" – Kenneth Serbin, autor do livro "Diálogos na Sombra", sobre as relações entre a igreja e militares durante a ditadura – Folha de S. Paulo, 17-02-2013.
Rede
“A ideia de denominá-lo (o Partido de Marina Silva) Rede já é sugestiva, nem tanto por sugerir internet, mas pela identificação com a repulsa tão difundida a tudo que leve o nome de partido” – Jânio de Freitas, jornalista – Folha de S. Paulo, 17-02-2013.
Vamos ver
“O PDT tem três caminhos: apoiar Campos, lançar candidatura própria ou manter-se no governo. Vamos ver o que vão nos oferecer” – Vieira da Cunha, deputado federal – PDT-RS, nome cogitado para o ministério do Trabalho – Zero Hora, 17-02-2013.
Fisiologismo
“Se a presidente Dilma der um ministério a Lupi e Vieira da Cunha, eles estão com ela. Se não, estão fora. É muito fisiologismo” - Juliana Brizola, PDT-RS, sobre a articulação do grupo do ex-ministro do Trabalho para tirar da pasta Brizola Neto, irmão da deputada estadual – Folha de S. Paulo, 17-02-2013.
Poder é uma coisa...
"E depois tem outra coisa: o medo de largar o poder. As pessoas gostam do poder. O poder é uma coisa muito filho da puta. As pessoas dizem que estão cansadas, que estão velhas, que trabalham muito, mas ninguém larga o poder. E eu acho que os militares gostaram do poder" – Lula, ex-presidente da República, em 1989, em depoimento a Ronaldo Costa Couto, publicado em seu livro "História Indiscreta da Ditadura e da Abertura" – Folha de S. Paulo, 17-02-2013.
Revide
“Ouso sugerir outra forma de "revide" do Senado ao procurador-geral Roberto Gurgel: por que o Senado não assume uma reação de alto nível e mais profunda à Procuradoria e ao próprio Supremo Tribunal Federal e vota uma reforma política, valorizando o Parlamento, fortalecendo os partidos e os processos eleitorais?” – Tarso Genro, governador do Rio Grande do Sul – PT – Folha de S. Paulo, 17-02-2013.
Radicalização democrática
“O Senado deveria "revidar" em nome do povo, que assiste impotente à degeneração da esfera da política e à conivência da maioria dos parlamentares, de ambas as Casas, com esse sistema político. Um sistema que estagnou a democracia, não pelo conflito entre Poderes - relevantes para desnudá-los perante a sociedade -, mas porque a representação não assume uma agenda de radicalização democrática, que agora se chama "reforma política" – Tarso Genro, governador do Rio Grande do Sul – PT – Folha de S. Paulo, 17-02-2013.
Haraquiri
“Recife fica muito longe de Tóquio. Eduardo Campos não faria haraquiri” – Marcelo Deda, governador de Sergipe – PT, comentando a eventual chapa Aécio Neves/Eduardo Campos – O Estado de S. Paulo, 17-02-2013.
Correa
"Ninguém vota em (Rafael) Correa por ideologia. As pessoas não se importam com seu modo autoritário, com o discurso nacionalista. O que interessa é a melhora econômica e a estabilidade política" - Pablo Andrade, cientista político da Universidade Andina Simón Bolívar, sobre o presidente do Equador que concorre à reeleição – Folha de S. Paulo, 17-02-2013.
Cabeça mais aberta
“O mundo atual precisa de pessoas com cabeça multidisciplinar e aberta. Hoje, um engenheiro não é só quem dá uma opinião técnica. Precisa entender o que é importante para a sociedade” - Claudio Haddad, presidente do Insper – Folha de S. Paulo, 17-02-2013.
Patentes
O Brasil é um dos países em que mais cresce a publicação de artigos científicos, lembra (Sérgio) Rezende (ex-ministro de Ciência e Tecnologia) (ao triplo do ritmo verificado no resto do planeta). Mas registramos 0,3% das patentes do mundo, ante 5% de China ou Coreia do Sul” – Vinicius Torres Freire, jornalista – Folha de S. Paulo, 17-02-2013.
Revolução no imaginário
"O cidadão invisível na rua aos olhos da sociedade consegue ser reconhecido em redes sociais como o Facebook. O excluído está alçando virtualmente sua visibilidade. Isso é uma revolução no imaginário da cidade" - Jorge Luiz Barbosa, professor do Departamento de Geografia da UFF (Universidade Federal Fluminense) e diretor do Observatório das Favelas – Folha de S. Paulo, 17-02-2013.
Cruzamentos culturais
"O garoto da favela posta um vídeo com passos de funk no YouTube que acaba sendo visto pelo menino do condomínio de luxo. Esses cruzamentos culturais permitem a esperança em uma sociedade mais generosa com suas diferenças" - Jorge Luiz Barbosa, professor do Departamento de Geografia da UFF (Universidade Federal Fluminense) e diretor do Observatório das Favelas – Folha de S. Paulo, 17-02-2013.
Nem outra e nem outra
“Se escrevo que José Serra ajudou no patrocínio da Fiat ao Palmeiras é porque sou petista de carteirinha. Se denuncio os malfeitos de Aécio Neves é porque sou serrista e se acho que Lula ultrapassou os limites republicanos em seu corintianismo é porque sou um tucano de bico grande, mesmo que não seja nem uma coisa, nem outra e nem outra” – Juca Kfouri, jornalista – Folha de S. Paulo, 17-02-2013.
Pet ou pestes?
“Um gato confinado é um 'pet', os demais são pestes” – Gareth Morgan, empresário neozelandês Gareth Morgan, afirmando que os gatos são predadores – Folha de S. Paulo, 17-02-2013.
“Hoje, a Nova Zelândia é o país com mais gatos por pessoa. Ao menos 48% das residências têm um ou mais. Eles estão levando espécies nativas de pássaros à extinção” – Gareth Morgan, empresário neozelandês Gareth Morgan, afirmando que os gatos são predadores – Folha de S. Paulo, 17-02-2013.