08 Janeiro 2013
Puxa-saco
“Presidenta Dilma, como a senhora lê a CartaCapital, espero que leia este artigo, porque dificilmente algum puxa-saco que a cerca o colocaria no clipping do dia” – João Pedro Stedile, da coordenação nacional do MST – CartaCapital, 07-01-2013.
Ria!
“Quem ouviu ou leu o discurso surrado de que importa doravante a qualidade dos assentamentos, sugiro que adote a recomendação da presidenta Dilma em relação aos discursos de que os raios são as causas dos apagões. Ria!” – Gerson Teixeira, ex-presidente da Associação Brasileira de Reforma Agrária – ABRA – Notícias do Dia do sítio do IHU, 08-01-2013.
Pau e prosa
“Com FHC tivemos “muito pau e pouca prosa” e os limites da política de assentamentos decorriam, ainda, do poder do latifúndio. O período Lula foi marcado por “muita prosa e pouco pau”, e o desempenho da política de assentamentos foi limitado pelo poder do agronegócio” – Gerson Teixeira, ex-presidente da Associação Brasileira de Reforma Agrária – ABRA – Notícias do Dia do sítio do IHU, 08-01-2013.
Renúncia
“Eu acho que tu deverias pensar na tua biografia, na trajetória que tem dentro do partido. Eu acho que tu deverias renunciar. Mas é a minha opinião pessoal, a decisão é tua. Não tenho porque furungar nisso” – Olívio Dutra, ex-governador do Rio Grande do Sul – PT – Rádio Guaíba, 07-03-2013.
"Eu fui condenado à noite e no dia seguinte saí do governo, porque era um cargo de confiança. É diferente de uma eleição. Os eleitores me delegaram o mandato de suplente. O princípio da democracia diz que o poder emana do povo" – José Genoíno, deputado federal – PT-SP – Folha de S. Paulo, 08-01-2013.
Avestruz
“Ao afirmar que os condenados no mensalão não seriam desligados do partido, ao aceitar organizar uma contribuição para auxiliar tais condenados a pagarem as multas aplicadas pelo STF e, agora, ao achar normal que alguém condenado em última instância assuma uma vaga no Congresso, o PT age como um avestruz que coloca a cabeça na terra e erra de maneira imperdoável” – Vladimir Safatle, professor de Filosofia – Folha de S. Paulo, 08-01-2013.
Autocrítica
“O mínimo a ser feito depois do julgamento era apresentar uma autocrítica severa para a opinião pública. Tal autocrítica não deveria ser apenas moral, embora ela fosse absolutamente necessária” – Vladimir Safatle, professor de Filosofia – Folha de S. Paulo, 08-01-2013.
Autocrítica 2
“Ela deveria ser também política, pois se trata de compreender como o maior partido de esquerda do Brasil aceitou, em prol do flerte com as práticas mais arcaicas de "construção da governabilidade", esvaziar completamente as pautas de transformação política do Estado e de aprofundamento de mecanismos de democracia direta” – Vladimir Safatle, professor de Filosofia – Folha de S. Paulo, 08-01-2013.
Autocrítica 3
"Se uma autocrítica fosse feita, o Brasil poderia esperar que certos atores políticos começassem, enfim, uma reflexão sobre a necessidade do aprofundamento da participação popular como arma contra a corrupção do poder" – Vladimir Safatle, professor de Filosofia – Folha de S. Paulo, 08-01-2013.
Mais
"Ao que parece, no entanto, precisaremos de muito mais escândalos para que tal pauta seja, um dia, colocada em cena" – Vladimir Safatle, professor de Filosofia – Folha de S. Paulo, 08-01-2013.
Mata
"Nos bairros ricos, a polícia dá bom-dia, dá boa-tarde; aqui, ela mata" - Ferréz, um dos principais escritores da periferia paulistana, no enterro do amigo DJ Lah – Folha de S. Paulo, 08-01-2013.
Nuvem
"Aplaudo qualquer contato com o Eduardo (Campos – PSB). Nosso interesse, meu e da presidente, é uma nuvem de aliados para 2014 e o PSB é importantíssimo" – Michel Temer, vice-presidente da República – PMDB – Folha de S. Paulo, 08-01-2013.
Fé em alta
“A fé anda em alta na Câmara de São Leopoldo: dos 13 vereadores empossados, seis são evangélicos, o que representa o dobro em relação à legislatura anterior. São eles: Armando Motta (PRB), Luiz Andrade (PSB), Gérson (Chico) de Borba (PP), Carlos Fleck (PT), Perci Pereira (PSL) e Aurélio Schmidt (PSDB)” – Letícia Duarte, jornalista – Zero Hora, 08-01-2013.
Software da revolução
“O problema é que os chavistas estão confessando, com suas chicanas constitucionais, que só Chávez tem o "software" da tal "revolução boliviariana". Temem, pois, o salto no vazio” – Clóvis Rossi, jornalista – Folha de S. Paulo, 08-01-2013.
Pibinho bão!
"Brasileiros lideram o ranking dos que mais gastaram em Nova York em 2012". Isso que é pibinho? Pibinho bão!” – José Simão, humorista – Folha de S. Paulo, 08-01-2013.