Por: André | 20 Dezembro 2012
A pesquisa do Instituto Pew, “A Paisagem Religiosa Global”, que se baseia em mais de 2.500 censos, registros de população ou estudos de mais de 230 países, demonstra a extensão e a distribuição dos grandes grupos religiosos do mundo (o estudo indica a situação em 2010). Com mais de dois bilhões de fiéis, os cristãos são os mais numerosos no mundo, seguidos pelos muçulmanos, hinduístas e budistas.
A reportagem é publicada por Vatican Insider, 19-12-2012. A tradução é do Cepat.
Segundo a pesquisa, mais de 8 habitantes de cada 10 (84%) do mundo fazem parte de grupos religiosos, isto é, 5,8 bilhões dos 6,9 bilhões de habitantes que havia em 2010. Do total, 2,2 bilhões são cristãos (32% da população mundial); 1,6 bilhão, muçulmanos (23%); um bilhão, hinduístas (15%); cerca de 500 milhões, budistas (7%); e 14 milhões, hebreus (0,2%).
Mais de 400 milhões de pessoas praticam outras religiões (aborígenes da Austrália, indígenas americanos, algumas minorias chinesas...). Menos de 1%, isto é, 58 milhões de pessoas, seguem religiões como o taoismo.
Uma de cada seis pessoas (cerca de 16% da população) não tem nenhum vínculo com as religiões, embora reconheça uma forma de crença espiritual.
A distribuição geográfica é muito variada. Quase a totalidade dos hinduístas e dos budistas encontra-se na região Pacífico da Ásia, assim como três quartos das pessoas que não seguem nenhuma religião. Na mesma região vivem 62% dos muçulmanos, distribuídos entre a Indonésia, a Índia e o Paquistão.
Os cristãos, presentes em todo o mundo, apresentam a mesma porcentagem (24%) na Europa, na América Latina e na África subsaariana. Estados Unidos, Brasil, México contam com as maiores comunidades de cristãos no mundo.
A idade média dos muçulmanos é de 23 anos e a dos hinduístas de 26 anos. Entre os demais grupos religiosos a idade média é maior, como entre os cristãos (30 anos) ou dos judeus (36 anos).