05 Dezembro 2012
Escanteio
"Ela (Rosemary Noronha) tinha contatos ilegais, relações indevidas e foi duramente enquadrada em três tipos criminais, mas não participava do núcleo central da quadrilha. Ao contrário, foi escanteada pelos seus membros, como mostram alguns diálogos interceptados" - José Eduardo Cardozo, ministro da Justiça – Folha de S. Paulo, 05-12-2012.
Quadrilha
"O que ela fazia era, usando sua condição de chefe do escritório, facilitar contatos de membros da quadrilha em troca da favores" - José Eduardo Cardozo, ministro da Justiça – Folha de S. Paulo, 05-12-2012.
Lula
"Imaginar que o ex-presidente estivesse envolvido por trás disso está, a meu ver, desmentido” - José Eduardo Cardozo, ministro da Justiça – Folha de S. Paulo, 05-12-2012.
Deus
"Não é o erro de uma ou de outra pessoa que vai atrapalhar esse projeto que está se consolidando como um projeto de um novo país" – Gilberto Carvalho, ministro (Secretaria Geral) – Folha de S. Paulo, 05-12-2012.
"Por onde ele [Lula] anda, ele é endeusado" – Gilberto Carvalho, ministro (Secretaria Geral) – Folha de S. Paulo, 05-12-2012.
1808
Rose estaria apenas devolvendo aquilo que D. João 6º trouxe para cá em 1808" – Paulo Teixeira, deputado federal – PT-SP -, ironizando especulação de que Rose Noronha teria levado 25 milhões de euros para Portugal em mala diplomática – Folha de S. Paulo, 05-12-2012.
Sobrou para Rosemary
“Se eu fosse político de direita, iam inventar uma namorada mais jovem, 18 anos. Como sou de esquerda, sobrou uma mais velha” – Lula, 67 anos, ex-presidente da República, descontraído, a um grupo de amigos, sobre suas relações com Rosemary Noronha, 57 anos – O Globo, 04-12-2012;
Muy amigo
“Os "elogios" feitos por Eduardo Campos (PSB-PE) a Lula foram mal digeridos pelo PT. O governador de Pernambuco defendeu o ex-presidente no "Rosegate" afirmando que ele "merece respeito" pelo "legado" que deixou ao país. "Ele está aposentando o Lula, dizendo que ele faz parte do passado", diz um dos principais aliados do petista” - Vera Magalhães, jornalista - Folha de S. Paulo, 05-12-2012.
Muy amigo 2
”Diante da ponderação de que o próprio Lula afirma que não será mais candidato a nada, o aliado, sob a condição de anonimato, diz: "O Lula pode dizer isso. Mas os aliados não podem aposentá-lo nunca. Se o José Serra, aos 70 anos e derrotado, ainda está no páreo, por que o Lula não pode concorrer à Presidência em 2018?" Vera Magalhães, jornalista - Folha de S. Paulo, 05-12-2012.
Conta de luz
"Enquanto FHC diz que o PSDB deve se dirigir aos mais pobres, Alckmin e Aécio querem impedir que Dilma reduza as contas de luz” – Ricardo Berzoini, deputado federal – PT-SP - sobre a rejeição de companhias de São Paulo e Minas Gerais à renovação das concessões do setor elétrico – Folha de S. Paulo, 05-12-2012.
Toga e tanga
“A questão indígena é nossa atribuição. No ministério dizemos que nossas tarefas vão da toga à tanga” - José Eduardo Cardozo, ministro da Justiça – Folha de S. Paulo, 05-12-2012.
Crise
"O fato é que estamos no século XXI com a pauta do século XX, metidos numa grande crise e tentando sair dela” – Eduardo Campos, governador de Pernambuco – PSB – Valor, 05-12-2012.
A hora
"O grande desafio neste momento é o de compreender que esta é a hora. Temos o primeiro semestre de 2013 para ganhar essa disputa, mas aí todo mundo tem que jogar de forma organizada, tem que ter uma estratégia dessa construção da travessia" – Eduardo Campos, governador de Pernambuco – PSB – Valor, 05-12-2012.
Problemas
"Eu passo o sábado lendo problemas" – Gleisi Hoffmann, ministra-chefe da Casa Civil, narrando que toda sexta-feira recebe uma pasta com os casos mais complicados do PAC – O Estado de S. Paulo, 05-12-2012.
"É um relatório bonitinho, fofinho, que me diz o que era para ter sido feito e não foi” – Gleisi Hoffmann, ministra-chefe da Casa Civil, narrando que toda sexta-feira recebe uma pasta com os casos mais complicados do PAC – O Estado de S. Paulo, 05-12-2012.
Confiança
“Os economistas aprenderam que a "confiança" é a engrenagem fundamental no funcionamento da sociedade. É uma roda dentada: quando gira, põe em marcha todo o sistema; quando perde os dentes, o paralisa” – Antonio Delfim Netto, economista – Folha de S. Paulo, 05-12-2012.
“O que leva alguém a receber em troca de um objeto físico ou de um serviço uma quantidade de moeda? Nada além da "confiança": a crença de que poderá trocá-la por outros bens físicos e serviços ou guardá-la como reserva de valor, o que altera profundamente o seu comportamento social, como mostrou Georg Simmel” – Antonio Delfim Netto, economista – Folha de S. Paulo, 05-12-2012.
Fórmula de sucesso
“Quem lê tanto tweet? Não à toa, os internautas estão adorando o Twitter em branco do papa Bento XVI. Sem nenhum post publicado nas primeiras 24 horas no ar, o sumo pontífice atingiu a marca de meio milhão de seguidores no mundo. Se continuar nessa batida, deve ultrapassar a audiência de Marcelo Tas (3,6 milhões de fiéis) antes de sua mensagem de estreia na rede social” – Tutty Vasques, humorista – O Estado de S. Paulo, 05-12-2012.
Vexame
“Cumbica talvez não resista à "festa" no desembarque dos campeões, mas, ainda que o terminal venha abaixo, melhor assim que imaginar o que pode acontecer na Avenida Paulista em caso de um vexame, como o do Internacional de Porto Alegre em 2010, quando os gaúchos não passaram nem sequer pelos africanos na semifinal. O torcedor não pensa nisso, mas a polícia precisa se preparar para o pior” – Tutty Vasques, humorista – O Estado de S. Paulo, 05-12-2012.
Sintoma real
“Pelo mal-estar que a gravidez impõe a Kate Middleton, é bem provável que a mulher do príncipe William esteja esperando um menino: tem coisa mais enjoada que alguém com rei na barriga?” – Tutty Vasques, humorista – O Estado de S. Paulo, 05-12-2012.
Predestinado
“O Japão é um país predestinado: Hiroshima, tsunami e agora 20 mil corintianos!” – José Simão, humorista – Folha de S. Paulo, 05-12-2012.
Péssimo Terceiro
“E atenção! Como todo ano, nesta data temos que celebrar aquele que veio à Terra para nos salvar: o Péssimo Terceiro! Aquele que você demora 12 meses pra ganhar e uma hora pra gastar!” – José Simão, humorista – Folha de S. Paulo, 05-12-2012.
14
“E como diz um amigo: "Do que adianta ganhar 13 salários se a minha mulher gasta 14!" – José Simão, humorista – Folha de S. Paulo, 05-12-2012.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Frases do dia - Instituto Humanitas Unisinos - IHU